Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Barroso dá 'bronca' em assistente durante sessão no plenário do STF: 'Está trabalhando?'

Auxiliares chamados "capinhas" da Corte são responsáveis por prestar apoio direto aos ministros durante as sessões plenárias; assessor diz que foi um momento de descontração

12 mar 2025 - 20h40
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, protagonizou um momento de descontração com um assistente da Corte durante a sessão plenária desta quarta-feira (12).

Enquanto discutia com os ministros a ordem dos votos e sustentações orais, organizando a sessão para que pudessem fazer uma pausa e comparecer à posse da nova ministra do Superior Tribunal Militar, Maria Elizabeth, Barroso se virou para trás e chamou o assistente Gleydson, que estava sentado na galeria do plenário.

O ministro perguntou: "Gleydson, está trabalhando?". O ministro riu em seguida. Rapidamente o auxiliar se levantou e correu até o presidente do STF para ajudá-lo a localizar documentos relacionados à Ação Direta de Inconstitucionalidade 5911, apreciada pela Justiça em plenário.

O momento foi comentado no Instagram pelo próprio assistente. "Pelo vídeo deu pra perceber que eu estava atento e no meu local de trabalho. Cheguei em tempo hábil! Intimidade na relação de trabalho e momentos de descontração é preciso para torná-lo mais saudável", escreveu o auxiliar.

View this post on Instagram

A post shared by STF EM FOCO (@stfemfoco)

Gleydson é um dos chamados "capinhas" do STF, nome dado aos assistentes responsáveis por prestar apoio direto aos ministros durante as sessões plenárias. Cada um desses auxiliares recebe um salário mensal de R$ 6,4 mil. Os 11 assistentes de plenário são encarregados de atender às demandas dos magistrados durante os julgamentos. Entre suas funções, estão servir café, ajustar as togas dos ministros e transportar documentos jurídicos.

Nos dias em que não há sessões, esses servidores também organizam os livros dos ministros, arquivam memoriais e providenciam cópias de pareceres e petições.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade