Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Após ameaça de Trump, Lula fala sobre recorrer à OMC e anuncia comitê de emergência

Em entrevista nesta quinta-feira, 10, petista rebateu afirmações de que a relação comercial com Brasil traria 'déficit' aos EUA

10 jul 2025 - 16h19
(atualizado às 17h36)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Lula rebateu ameaças tarifárias de Trump aos EUA, anunciou comitê de emergência com empresários e afirmou que recorrerá à OMC ou aplicará Lei de Reciprocidade se necessário.
Lula diz que irá taxar os EUA em 50% se não houver acordo com Trump: 'No Brasil, quem manda somos nós':

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar, nesta quinta-feira, 10, as ameaças tarifárias feitas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Brasil, exigindo respeito ao País e anunciando a criação de um comitê com empresários para 'repensar a política comercial' com os EUA. 

As declarações foram feitas em entrevista à jornalista Christina Lemos, do Jornal da Record. Questionado sobre o anúncio de que o país norte-americano poderia taxar o Brasil em 50% sobre importações, feito por meio de uma carta publicada nas redes sociais, Lula considerou o ato como 'desrespeitoso'. 

Após ameaça de Trump, Lula fala sobre recorrer à OMC e anuncia comitê de emergência
Após ameaça de Trump, Lula fala sobre recorrer à OMC e anuncia comitê de emergência
Foto: Reprodução/TV Record

"Pensei que a carta do presidente Trump fosse um material apócrifo. Não é costume mandar correspondência para outro presidente em site. Se o presidente Trump conhecesse o Brasil um pouquinho, teria mais respeito. O Brasil tem 201 anos de relação com os EUA, uma relação diplomática, virtuosa, de benefícios para ambos os lados", afirmou. 

Sobre as declarações do mandatário estadunidense de que o País estaria em déficit na relação comercial com o Brasil, Lula afirmou 'não ser verdade' e apontou que, nos últimos 15 anos, os brasileiros sofreram um déficit de US$ 410 bilhões, entre importações e serviços. 

Com relação ao 'tarifaço', Lula declarou que o Itamaraty poderá judicializar o caso junto à Organização Mundial do Comércio (OMC) e que o Brasil tentará 'negociar'. Caso não haja avanço, o petista falou que vai se fazer valer da 'Lei de Reciprocidade'. 

"O Brasil é um país em que tudo se resolve em uma conversa. (...) Não tenha dúvidas de que nós vamos tentar negociar. Mas se não tiver negociação, a Lei da Reciprocidade será colocada em prática. Se ele vai cobrar 50% de nós, nós vamos cobrar 50% dele", declarou. 

Aos setores empresariais que declararam preocupação com a possível taxação dos EUA, Lula anunciou a criação de um comitê de emergência para 'acompanhar o dia a dia' das negociações: "Os empresários vão participar, nós vamos acompanhar dia a dia e repensar a política comercial brasileira com os EUA". 

O petista também fez críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), quem considerou que deveria 'assumir a responsabilidade' pelas taxações de Trump: "Ele está concordando com a taxação ao Brasil. Foi o filho dele que foi fazer a cabeça do Trump". 

Trump anuncia tarifa de 50% sobre produtos do Brasil:

Novo 'tarifaço' de Trump e defesa a Bolsonaro

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira, dia 9, a imposição de uma tarifa de 50% sobre as importações brasileiras, por meio de carta publicada em sua rede social, a Truth Social. No texto, ele explica suas motivações e cita, novamente, o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Em resumo, segundo Trump, a decisão é uma resposta direta ao que chamou de "censura" a redes sociais americanas por parte do governo brasileiro. Ele também mencionou críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF), acusando a Corte de promover ataques à liberdade de expressão.

A carta, divulgada da mesma maneira que outros anúncios nesta segunda-feira, 7, foi iniciada de forma diferente das demais, com uma exigência de que o ex-presidente Jair Bolsonaro "pare de ser perseguido imediatamente".

Na sequência, o presidente americano destaca a tarifa de 50% sobre as importações brasileiras, independente de outras tarifas setoriais. Trump anunciou anteriormente que irá taxar em 10% os países do Brics -- incluindo o Brasil -- e outras nações alinhadas ao grupo, que ele considera adotarem políticas anti-americanas. 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou sobre as ameaças tarifárias de Trump. "Nem acho que eu deveria comentar, porque não acho uma coisa muito responsável e séria um presidente da República de um país do tamanho dos EUA ficar ameaçando o mundo através da internet. Não é correto. Ele precisa saber que o mundo mudou", afirmou o presidente em coletiva de imprensa após cúpula do Brics.

Lula rebate Trump sobre argumentos para tarifa de 50%: 'Brasil é um país soberano':
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade