PUBLICIDADE

Política

80 anos da Polícia Federal

28 mar 2024 - 07h50
(atualizado em 10/4/2024 às 17h03)
Compartilhar
Exibir comentários

Ao completar 80 anos de história, neste 28 de março, a Polícia Federal é hoje uma das instituições mais atuantes, admiradas e respeitadas da sociedade, combinando de forma ímpar as qualidades da maturidade e da juventude. As incontáveis missões que desempenhamos nessas oito décadas trouxeram e seguem trazendo experiências, aprendizados e, principalmente, muita sabedoria a todas as mulheres e homens que a integram. Com efeito, esse amadurecimento ultrapassa o âmbito do trabalho individual de cada um dos cerca de 15 mil servidores, e se traduz diariamente no aprimoramento dos processos e da governança da instituição, o que, ao fim e ao cabo, resulta na qualidade do trabalho desempenhado e reconhecido diariamente.

O diretor-geral da Polícia Federal, delegado Andrei Rodrigues
O diretor-geral da Polícia Federal, delegado Andrei Rodrigues
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil / Estadão
O diretor-geral da Polícia Federal, delegado Andrei Rodrigues
O diretor-geral da Polícia Federal, delegado Andrei Rodrigues
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil / Estadão

Mas essa evolução é e precisa seguir sendo constante. Mais do que meramente uma data comemorativa, os 80 anos da Polícia Federal representam o marco de um processo de transformação institucional do órgão. Se a Polícia Federal historicamente se destaca como um órgão autônomo e independente, hoje, mais do que nunca, se consolida como elemento fundamental do Estado brasileiro na defesa da democracia e do próprio Estado de Direito. O "PF80?, como chamamos esse processo, que vem sendo implementado desde o início do ano passado, tem entre suas conquistas a implementação de programas estratégicos que incluem a reformulação dos cursos de formação profissional, a modernização da governança na instituição e o aumento da transparência e do controle social.

Ao abraçar os princípios da gestão por competências, da equidade, da inclusão, da diversidade de gênero, raça e orientação sexual, a instituição se prepara e se legitima socialmente para enfrentar os desafios do presente e do futuro, na construção de um futuro mais próspero e sustentável para todos. Também são objeto deste processo a ampliação das ações e estratégias de cooperação internacional e o foco em questões prioritárias para o Estado brasileiro, como a preservação da Amazônia e do meio ambiente e dos desafios impostos pelos avanços tecnológicos, a exemplo dos crimes praticados com uso da internet.

Além disso, a atenção aos servidores passou a ser tema prioritário para a Polícia Federal, com projetos de valorização funcional e de combate ao assédio moral e sexual dentro da instituição, além do cuidado com a saúde mental dos profissionais. Ao investir na valorização dos seus servidores, a Polícia Federal reconhece a importância do seu capital humano para o sucesso da instituição. Essa iniciativa contribui para a construção de um ambiente de trabalho seguro e saudável, impulsionando o engajamento, a produtividade e a excelência na prestação de serviços.

A transformação institucional da Polícia Federal se reflete na sua onipresença na mídia e no imaginário social. A instituição figura diariamente em dezenas, senão centenas, de notícias e publicações nas redes sociais e na internet em geral. Essa ubiquidade decorre, para além de todos os fatores já mencionados, da competência e da dedicação de nossos profissionais, cujo trabalho investigativo se dá com base em três pilares: responsabilidade, autonomia das equipes de investigação e qualidade da prova. No mesmo sentido, as ações de polícia administrativa exercidas pelo órgão, como a emissão de passaportes, controle migratório e controle de armas e de produtos químicos, além de serem atividades essenciais para a segurança pública, resultam na percepção social acerca da competência do nosso efetivo e da qualidade do trabalho desenvolvido.

A Polícia Federal se destaca pela postura firme e responsável no combate à violência urbana. A instituição demonstra - a cada dia, a cada operação deflagrada, a cada investigação concluída - que a solução para este problema não reside na intensificação da violência, mas sim na aplicação de técnicas eficazes, no profissionalismo e na dedicação. O enfrentamento ao crime exige sabedoria e responsabilidade, evitando a personificação dos envolvidos na investigação e espetáculos midiáticos. Dessa forma, a investigação criminal deve ser conduzida de forma imparcial e profissional, sem que a opinião pública ou a pressão da mídia interfiram no processo. Da mesma forma, a gestão do efetivo não se faz com corporativismo e leniência, mas com cuidado, com diretrizes claras e com a punição, na forma da lei, àqueles que optarem por macular a imagem da instituição e desrespeitar o trabalho sério realizado por seus pares.

Nesta data importante para a Polícia Federal e para o país, agradecemos a cada cidadão e cidadã que acredita e defende nosso trabalho, mas também àqueles que nos cobram e que nos observam, com o necessário olhar crítico responsável. Afinal, a transparência e a prestação de contas são pilares fundamentais para a legitimidade e o bom funcionamento da Polícia Federal. Agradecemos também a todas as instituições que colaboram conosco na árdua missão de proteger a sociedade brasileira, já que ninguém conquista nada sozinho - um verdadeiro dogma da atividade policial. Reafirmamos nosso compromisso com a defesa dos valores democráticos e com a construção de um país mais seguro e próspero para todos.

Esta é uma data em que todos nós, mais do que nunca, somos orgulhosos de ser federais. E seguiremos, cada vez mais, dando motivos para que a sociedade continue se orgulhando da Polícia Federal que tem. Somos conhecedores do tamanho do desafio e das responsabilidades que temos junto à sociedade brasileira. Parabéns aos colegas que construíram e seguirão construindo nossa Polícia Federal pelos próximos 80 anos.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade