RJ: comandante do Batalhão de Choque assumirá o Bope
O comandante do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Rio de Janeiro, o tenente-coronel Fábio Almeida de Souza, assumirá o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da PM fluminense nos próximos dias.
Para o lugar de Souza, o nome tido como certo, mas ainda não oficializado, é o do tenente-coronel Márcio Oliveira Rocha. Ele comanda o 6º Batalhão de Polícia Militar (Tijuca).
O Batalhão de Choque da PM fluminense tem sido alvo de críticas de manifestantes por conta de supostos excessos em ações em protestos.
Nesta quinta-feira, o diretor do Departamento Geral de Polícia da Capital, Ricardo Dominguez Pereira, informou que vai instaurar um inquérito para saber se houve abuso de autoridade na ação policial na noite de ontem, quando manifestantes protestaram contra o governador do Estado, Sergio Cabral (PMDB).
A troca é mais uma feita pelo novo comandante da Polícia Militar, José Luís Castro Menezes, que substituiu Erir Ribeiro da Costa, exonerado pelo secretário de Segurança fluminense José Mariano Beltrame após desavenças sobre anistia concedida a 450 policiais militares. Menezes havia trocado, no último dia 8, o comando das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), nomeando o coronel Paulo Frederico Borges Caldas.