Polícia prende suspeito de roubar e matar professor da UFPE
- Ana Lima Freitas
- Direto do Recife
A Polícia Civil prendeu nesta sexta-feira um dos suspeitos do assassinato do professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Élio Meneses Pacheco, 46 anos. O docente foi encontrado morto com um tiro na cabeça na região metropolitana do Recife no dia 25 de março, mais de uma semana após o desaparecimento. De acordo com informações do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o docente foi vítima de latrocínio.
Em entrevista coletiva na tarde de hoje, a delegada Gleide Ângelo afirmou que o professor foi morto por três assaltantes. O suspeito preso hoje, Mário Pereira dos Santos, 22 anos, confessou à polícia a intenção de apenas roubar o carro de Pacheco, mas, por temer que o professor identificasse o trio posteriormente, o grupo achou melhor matá-lo. Mário é limpador de piscinas e conheceu o docente - que estava interessado em comprar uma casa - quando ele visitou um imóvel à venda.
De acordo com a polícia, também participaram do crime José Edenilson dos Santos, 19 anos, e um menor. Ambos ainda são procurados.
Segundo as investigações, no dia 16 de março, o trio esperou o professor sair do prédio onde morava e fez a abordagem. O docente foi colocado no porta-malas do carro, enquanto os bandidos subiram ao apartamento para roubar objetos. Após a execução, eles teriam jogado o corpo em um matagal e seguido para um posto de combustível, onde compraram gasolina para queimar o carro do professor com os cartões e documentos do docente. Pacheco era chefe do Departamento de Eletrônica da UFPE.