Polícia faz operações para evitar fuga de bandidos do Rio
Um foragido do sistema penitenciário foi preso e um veículo roubado recuperado, em uma blitz da Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizada na madrugada desta quinta-feira, na Praça do Pedágio, na Ponte Rio-Niterói. Em outra ação no mesmo período, policiais do 7º BPM (São Gonçalo) apreenderam 35 veículos irregulares nas vias de acesso a São Gonçalo, região Metropolitana do Rio. O objetivo das duas ações era evitar a movimentação de bandidos dos complexos de morros do Estácio e de Santa Teresa, na região central do Rio, para fora da capital.
Conforme anúncio esta semana do governador Sérgio Cabral, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) deve ocupar as comunidades da região central do Rio até a próxima segunda-feira, para a instalação de mais uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) na capital fluminense. De acordo com o inspetor Feitosa do Núcleo de Operação Especiais (NOE) da PRF, a polícia recebeu denúncia de que bandidos dessas regiões tentariam deixar o Rio para se refugiar em Niterói, São Gonçalo e Região dos Lagos.
Ainda segundo a denúncia, os criminosos teriam o objetivo de fugir do Rio se aproveitando do aumento no fluxo de veículos no sentido Rio, da Ponte Rio-Niterói, durante a madrugada desta quinta-feira, em decorrência do grande retorno de torcedores do jogo de estréia de Ronaldinho Gaúcho pelo Flamengo, no Engenhão.
Carros, motos e principalmente vans trazendo torcedores do Flamengo foram parados após a Praça do Pedágio. Caminhões também foram interceptados. Policiais da NOE, da Equipe Tática da 2ª Delegacia da Ponte Rio-Niterói e do Canil com um cão farejador permaneceram até às 4h na via.
De acordo com a PRF, o foragido da justiça Luiz Felipe Mainenti, de 22 anos, estava em regime semi-aberto mas não retornou para a cadeia. Ele e os dois veículos apreendidos em situação irregular na operação foram levados para 78ª DP (Fonseca). Os policiais rodoviários fiscalizaram 30 veículos e 60 pessoas e aplicaram quatro multas. Antes da operação, em Itaboraí, quando seguiam para a Ponte Rio-Niterói, eles apreenderam uma moto com restrição de roubo e detiveram o condutor. Ambos foram levados para a 74ª DP (Alcântara) onde o caso foi registrado.
Em São Gonçalo, policiais do 7º BPM realizaram bloqueios em vários acessos ao município, como nas avenidas Feliciano Sodré e Francisco Portela. Segundo o batalhão, em duas horas foram apreendidos 35 veículos, todos por falta ou documentação atrasada. Ninguém foi preso.
Ainda segundo policiais da unidade, os objetivos da ação eram reprimir o roubo e furto a pedestres e motoristas, e prevenir a entrada em São Gonçalo de bandidos oriundos das comunidades que brevemente serão ocupadas pelo Bope para a instação de mais uma UPP.