FAB intercepta avião da Venezuela com drogas e piloto lança aeronave em represa
Piloto entrou ilegalmente no Brasil e descumpriu as ordens da Defesa Aérea
FAB intercepta avião venezuelano com 380 quilos de drogas no Amazonas; piloto desobedeceu ordens e lançou a aeronave em represa.
A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou uma aeronave que entrou no Brasil sem autorização, levando um carregamento de drogas, nesta quarta-feira, 10. O piloto descumpriu as ordens da Defesa Aérea e lançou a aeronave dentro de uma represa.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
De acordo com a FAB, junto com o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e a Polícia Federal (PF), o avião bimotor foi identificado como tendo entrado de forma não autorizada no espaço aéreo nacional, vindo da Venezuela.
Após identificação dos radares, caças A-29 Super Tucano foram acionados e realizaram todos os protocolos de policiamento do espaço aéreo.
O piloto descumpriu as ordens da Defesa Aérea, e lançou a aeronave na represa de Balbina, no Amazonas.
Depois, a Polícia Federal realizou as Medidas de Controle no Solo (MCS), e foram apreendidos cerca de 380 quilos de skunk no interior da aeronave.
A ação faz parte da Operação Ágata Ostium, integrada ao Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), que reforça a atuação conjunta da FAB e dos órgãos de segurança pública no combate a ilícitos.