Ex-chefe do Bope assume comando da PM no Rio
Daniel Gonçalves
Direto do Rio de Janeiro
A secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro anunciou nesta terça-feira que o coronel Mário Sérgio de Brito Duarte será o novo comandante geral da Polícia Militar (PM) no Estado. O policial já comandou o Batalhão da Operações Especiais (Bope). O secretário José Mariano Beltrame comunicou nesta manhã que o coronel Gilson Pitta Lopes deixou o posto.
Em comunicado oficial, Beltrame agradeceu ao ex-comandante Pitta pela "seriedade e correção com que conduziu sua corporação desde o início". Ao todo, foram 17 meses de Pitta à frente da PM fluminense.
Já o novo o comandante, o coronel Mário Sérgio de Brito Duarte, atuava como diretor-presidente do Instituto de Segurança Pública, do batalhão da Maré e teve passagens pelo interior do Estado. Mais recentemente, foi superintendente da Sub-secretaria de Planejamento e Integração Operacional (SSPIO).
Vice-governador nega troca por "mau trabalho"
O vice-governador Luís Fernando Pezão afirmou nesta terça-feira que a troca no comando da PM não foi causada por um mau trabalho do coronel Gílson Pitta. Segundo Pezão, Pitta fez um bom trabalho enquanto estava à frente da polícia. A decisão é apenas para reformular os trabalhos da corporação.
"Essa mudança é igual a que houve na Polícia Civil, é uma nova fórmula. O coronel Pitta fez um trabalho extraordinário. O Beltrame está vendo o que é preciso hoje para a Polícia Militar", disse.