Descoberto túnel de 20 m em presídio de Alagoas
- Odilon Rios
- Direto de Alagoas
A Intendência do Sistema Prisional em Alagoas confirmou a descoberta de um túnel de 20 m, cavado por presos, que possibilitaria a fuga em massa de detentos, no presídio Baldomero Cavalcanti. De acordo com a intendência, o túnel estava quase concluído e ligaria a cela 2, no módulo V, até a muralha do lado de fora da unidade.
Segundo a assessoria da Intendência, a cela onde acontecia a escavação estava isolada. A areia retirada do buraco estava na cela. Ainda não se sabe como os presos tinham acesso a esta parte isolada do presídio. No módulo V - lugar das escavações - estão 100 presos. Os trabalhos para fechar o buraco começam neste domingo.
Este é mais um capítulo na crise do sistema prisional alagoano. Semana passada, três agentes penitenciários foram presos, por ordem da 17ª Vara - responsável pelo crime organizado. Eles são acusados na morte de presos. Seis detentos foram encontrados mortos este ano - a maioria no Baldomero Cavalcante, lugar onde foi encontrado o túnel. Segundo o Ministério Público, em todos essas mortes, o cenário foi montado para parecer que os presos se suicidaram.
Desde o início deste ano, a crise já teve greve de agentes penitenciários, mais de 20 presos torturados por agentes, além das mortes de detentos e agora, o túnel de 20 m.