Delegado agride guardas civis em frente a delegacia em SP; assista
O delegado aparentava estar embriagado, e foi para a delegacia após namorada colidir veículo
O delegado titular do 1º DP de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, foi filmado agredindo guardas civis metropolitanos (GCM) em frente ao 14º Distrito Policial (Pinheiros) da capital paulista. A agressão teria acontecido na madrugada deste domingo, 11. Ele foi levado à Corregedoria da Polícia Civil.
A situação aconteceu após o delegado Rodrigo Gentil Falcão chegar ao DP junto da companheira, abordada por causar um acidente de trânsito, durante a madrugada. Em um vídeo, Falcão aparece com sinais de embriaguez, e a mulher também estaria alcoolizada quando causou o acidente.
De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, a Prefeitura de São Paulo informou que a confusão teve início na Vila Madalena, na zona oeste. Conforme a Secretaria Municipal de Segurança Urbana, pasta responsável pela Guarda Civil Metropolitana, equipes da GCM foram solicitadas por uma pessoa alegando que uma mulher, aparentemente bêbada, bateu em seu carro nesta mesma via e que tentava fugir do local.
A mulher teria ligado para o delegado e ele foi até a delegacia em que ela estava, onde ele passou a agredir os guardas. No 14º DP, o delegado ficou nervoso e empurrou um dos guardas, que caiu no chão, conforme mostra o vídeo. À Folha, o delegado afirmou que foi torturado pelos guardas com uma arma de choque.
Em nota, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana de São Paulo confirmou o ocorrido e informou que a delegada de plantão, após avaliar a situação, acionou a Corregedoria da Polícia Civil, que confeccionou o boletim de ocorrência.
O Terra procurou a Secretaria de Segurança Pública (SSP), mas não houve retorno até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto para manifestações.
Nas redes sociais, o Secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, prestou solidariedade aos guardas.
Minha solidariedade aos GCMs que foram agredidos e hostilizados por um delegado de polícia que estava afastado de suas atividades. As atitudes do delegado já são apuradas pela Corregedoria da Polícia Civil, pois o devido procedimento legal foi instaurado para apurar esse caso.
— Guilherme Derrite (@DerriteSP) June 11, 2023
Outra agressão
O delegado Rodrigo Gentil Falcão foi secretário de Segurança de Taboão da Serra. Ele foi demitido em outubro de 2022, após câmeras de segurança gravarem ele agredir uma mulher com um soco.
Na época, o delegado negou a agressão e disse que o vídeo foi tirado de contexto. Falcão afirmou ser alvo de extorsão por guardas que estão passando por sindicância na corregedoria da instituição.