PUBLICIDADE

Polícia

Criador do museu Inhotim é condenado por lavagem de dinheiro

Empresário terá que cumprir 9 anos e 3 meses de prisão

17 nov 2017 - 12h23
(atualizado às 12h40)
Compartilhar
Exibir comentários

O empresário Bernardo de Mello Paz, idealizador do museu Inhotim nos anos 1980, foi condenado a nove anos e três meses de prisão por lavagem de dinheiro, informou o Ministério Público Federal (MPF) de Minas Gerais nesta quinta-feira (16).

Foto: Paulo Otero / Divulgação

A decisão da juíza federal Camila Franco e Silva Velano foi publicada em setembro, mas divulgada apenas ontem.De acordo com a denúncia, entre 2007 e 2008, o empresário e sua irmã, Maria Virginia de Mello Paz, foram responsáveis por fazer movimentações financeiras de empresas das quais são sócios. Maria Virginia foi condenada a cinco anos e três meses em regime semiaberto. A defesa dos irmãos nega as acusações e já recorreu da sentença.

Segundo a Procuradoria, eles praticaram lavagem de ativos de suas empresas, escondendo a origem e a natureza de recursos provenientes de sonegação de contribuições previdenciárias.

Entre as companhias está a Horizontes Ltda, criada com o intuito de manter o Instituto Inhotim por meio de doações de outras empresas.

Na época, Mello Paz era proprietário do conglomerado Itaminas, que inclui 29 empresas, sendo a maioria na área de mineração e siderurgia. A Horizontes chegou a repassar US$95 milhões doados ao instituto a outras empresas de Bernardo de Mello Paz.

O museu de Inhotim é considerado um dos maiores centros de arte contemporânea e ao ar livre da América Latina. O acervo foi construído em uma fazenda de Paz em Brumadinho, nos arredores de Belo Horizonte.

Veja também

Quadro de Leonardo Da Vinci é vendido por US$ 450 milhões:
Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade