Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Polícia

Bope ocupa morro do Turano para instalar 12ª UPP do Rio

10 ago 2010 - 09h36
(atualizado às 15h30)
Compartilhar

O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope)da Polícia Militar ocupou na manhã desta terça-feira o Morro do Turano, na Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro, para a instalação da 12ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Estado. Aproximadamente 140 homens já estão da comunidade - a operação conta com a participação do comandante do Bope, tenente-coronel Paulo Henrique Azevedo.

Oficiais do Bope realizam ocupação do morro
Oficiais do Bope realizam ocupação do morro
Foto: Fábio Gonçalves / O Dia

Os homens do Bope são apoiados por um veículo blindado "caveirão" e por homens do Batalhão de Choque da Polícia Militar, que patrulham o entorno do Turano. As equipes entraram na comunidade por volta de 3h divididas em quatro localidades: pelo lado do Morro do Salgueiro, também ocupado pela PM, pela praça Del Vechio, pelo Beco 117 e pela Casa do Bispo.

De acordo com o capitão Ivan Blaz, relações públicas da PM, a primeira fase já foi concluída. Na etapa posterior os policiais vasculham toda a área. "Já dominamos o terreno e a fase inicial está concluída. Agora (vamos) para a segunda fase, que é procurar drogas, armas e traficantes", afirmou o capitão, afirmando que, após a domínio do Salgueiro, muitos bandidos se refugiaram no Turano.

A PM informou também que foram registrados pequenos confrontos, mas não com traficantes do Turano. Durante a madrugada, o Bope enfrentou traficantes do chamado Complexo de Santa Teresa, que temiam uma possível invasão dos policiais a comunidades do local, no alto do Sumaré.

"Desde a ocupação do Salgueiro a gente faz um patrulhamento, que chamamos de 'patrulhamento rural', que é patrulhar as matas da Tijuca para evitar fuga ou esconderijo de traficantes", disse.

Durante a operação foram recuperados dois carros roubados - um Citröen (ENX-2301) e um Vectra (KUY-7619) levados, respectivamente, no dia 5 de agosto na Praça da Bandeira e em 17 de julho, na Cidade Nova. Além dos veículos, foram apreendidos quatro cartões de crédito, uma mochila, deixada próximo a uma árvore e uma folha de papel com etiquetas e material para endolação de drogas. Os PMs também acharam um bilhete com os dizeres "bonde do gordão. Nós vai (sic), mas volta".

Processo de ocupação já na noite de segunda-feira

Na manhã desta terça-feira, a rotina de moradores do Turano não parecia ter sido alterada pela presença do Bope. A movimentação de trabalhadores, assim como a ida de crianças para a escola e comércio pareciam normais. Algumas pessoas afirmaram nem saber que o morro seria ocupado para a instalação de mais uma UPP.

A preparação para a entrada dos policiais no Turano começou na noite de segunda-feira. Policiais militares do 6º BPM (Tijuca), do 1º BPM (Estácio) e do Choque patrulharam os acessos à comunidade e a segurança no Rio Comprido e em alguns locais da Tijuca, como a rua Haddock Lobo, foi reforçada. Nenhum incidente foi registrado.

Fonte: O Dia
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra