BA: exame identifica frase escrita por assassino em banheiro
A Polícia Civil da Bahia prendeu Gessé Silva dos Santos, acusado de ter matado a adolescente Lidiane da Silva Evangelista, 13 anos, no dia 17 de outubro, em Porto Sauípe, na Bahia. O exame grafotécnico de uma frase escrita na parede de azulejo do banheiro da casa da vítima teria revelado a autoria do crime. Segundo a polícia, o suspeito teria escrito a frase "Não fica comigo, não fica com ninguém", com um lápis de maquiagem. Gessé estava preso desde novembro, suspeito de estupro. Na quinta-feira, o exame grafotécnico revelou que ele também seria acusado de ser o autor do assassinato de Lidiane.
Além de homicídio, Gessé é acusado de praticar diversos estupros. De acordo com a delegada Carmem Dolores Bittencourt, responsável pelas investigações, desde junho Gessé vinha abordando mulheres em trechos da Avenida Paralela, próximo a faculdades, e as obrigava a efetuar compras e saques em caixas eletrônicos. Exigia também que elas o seguissem até hotéis de alta rotatividade, onde as violentava.
Segundo a delegada, na época do assassinato de Lidiane, o acusado esteve hospedado em uma pousada em Porto Sauípe. "Ele vinha comercializando lentes de contatos coloridas na região, onde a mãe da vítima adquiriu um par para presenteá-la. Ao experimentar as lentes a adolescente acabou danificando-as e procurou por Gessé na pousada para trocar o produto", afirmou.
Diante da recusa de Gessé em substituir as lentes danificadas, a garota retornou à sua residência, sendo seguida por ele. No imóvel, acabou sendo morta dentro do banheiro com quatro facadas na região do pescoço e do tórax, ao tentar livrar-se do assassino, que tinha a intenção de estuprá-la. Após o crime, o acusado teria escrito a frase que o incriminou.
Segundo a delegada Carmem Dolores, em 18 de outubro, um dia após o homicídio, ele fugiu de Porto Sauípe, onde estava há cerca de um mês, tendo sido capturado em 19 de novembro, pela autoria de pelo menos nove estupros. Cinco desses crimes já foram confirmados pela polícia.