PUBLICIDADE

Polícia

Ação do Exército na fronteira apreende 40 toneladas de droga

22 mai 2014 - 22h31
(atualizado às 22h35)
Compartilhar
Exibir comentários

Em operação feita para fiscalizar cerca de 17 mil km de fronteiras brasileiras, que terminou nesta quarta-feira, foram apreendidas 40 toneladas de droga que seguiriam para os grandes centros do País, como São Paulo e Rio de Janeiro, segundo o Exército. Na mesma operação, denominada Ágata, realizada no ano passado pelas Forças Armadas em conjunto com os agentes governamentais, os militares apreenderam 19 toneladas.

O maior volume de apreensão ocorreu num trecho entre os municípios de Cabixi (MT) e Novo Mundo (MS), divisa com a Bolívia e o Paraguai. Numa única ação, as tropas militares e policiais encontraram 15 mil quilos de maconha num caminhão que havia passado pela fronteira e trafegava no município de Paranaíba (MS) com destino ao Estado de São Paulo. Na fronteira Oeste, ocorreu também a apreensão de 100 quilos de cocaína.

Durante a ação, foram feitas 122.428 inspeções em veículos e 7.776 em embarcações. Mais de 20 mil pessoas foram revistadas. Os militares apreenderam 206 barcos, 126 automóveis e 28 armas. Nas áreas de floresta, a operação apreendeu 58 metros cúbicos de madeira de madeireiros ilegais. 

A operação Ágata foi instituída por decreto da presidenta Dilma Rousseff em 2011, dentro do Plano Estratégico de Fronteiras (PEF).

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade