PF prende suspeito ligado ao Estado Islâmico que preparava ataque suicida no país
A Polícia Federal prendeu na manhã desta quinta-feira no interior de São Paulo um brasileiro suspeito de ligação com o Estado Islâmico investigado por atos preparatórios de terrorismo, afirmou uma fonte da PF com conhecimento da operação.
A ação teve apoio do FBI, a polícia federal dos EUA, e foi autorizada pela 3ª Vara Federal de Bauru (SP), local onde foram cumpridos mandados de prisão temporária do suspeito, de busca pessoal e domiciliar, além de medidas de acesso imediato a dados eletrônicos e de quebra de sigilo telemático, disse a PF em um comunicado, acrescentando que prendeu um homem investigado por atos preparatórios de terrorismo e por integrar organização terrorista internacional.
Segundo a corporação, o investigado encontrava-se em atos preparatórios para a montagem de um colete com explosivos destinado à prática de um atentado terrorista suicida em território nacional.
A fonte da PF disse que foram apreendidos com o suspeito vários itens para a produção de explosivos, acrescentando que ele já estava em fase de preparação para um ataque.
Detalhes sobre a identidade do alvo da operação não foram divulgados.
"As investigações prosseguem com o objetivo de aprofundar a apuração dos fatos, bem como prevenir a ocorrência de atos que atentem contra a segurança pública e a ordem social", concluiu a PF no comunicado.