Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

PE abre comporta de barragem para evitar inundação de estrada

30 jun 2010 - 18h11
(atualizado às 18h20)
Compartilhar

A Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos (SRHE) de Pernambuco, informou nesta quarta-feira que, às 11h de ontem, abriu completamente uma das duas comportas da barragem de Carpina, localizada na Bacia do Capibaribe. A medida teve como finalidade evitar a inundação da rodovia estadual PE-50, no trecho que liga as cidades de Limoeiro e Feira Nova, no Agreste Setentrional.

Menina busca sacos de arroz em meio a lama acumulada em uma rua de Palmares
Menina busca sacos de arroz em meio a lama acumulada em uma rua de Palmares
Foto: GiroPE / Especial para Terra

Em conjunto com o Departamento de Estradas e Rodagens de Pernambuco (DER-PE), foi determinada a interdição da rodovia até que a água volte ao nível normal.

Segundo a secretaria, a abertura das comportas é imprescindível para a manutenção de um nível seguro das águas na barragem, uma vez que a barragem de Jucazinho, que também está localizada na Bacia do Capibaribe, está transbordando, o que provoca a elevação do nível da barragem de Carpina.

A barragem de Carpina, utilizada para contenção de cheias encontra-se atualmente com 116,7 milhões de m³ - o que corresponde a 43% de sua capacidade total, que é de 270 milhões de m³.

Os técnicos da secretaria de Recursos Hídricos vão acompanhar o processo de diminuição do volume da barragem para uma nova avaliação a respeito do fechamento da comporta. A meta é fazer o nível da água no reservatório baixar para 100 milhões de m³ - considerado mais seguro para esse tipo de barragem no período de inverno.

Os estragos da chuva

Segundo o balanço da Secretaria Nacional de Defesa Civil divulgado nesta quarta-feira, em Alagoas foram destruídas ou danificadas 19.164 casas, além de 200 km de estradas. Em Pernambuco, foram 4.478 km de estradas danificados, 142 pontes destruídas e 14.136 casas destruídas ou danificadas.

Em Alagoas houve 37 mortes, 26.618 pessoas estão desabrigadas (perderam suas casas e dependem de abrigos públicos) e 47.897, desalojadas (fora de casa, hospedadas por amigos ou parentes). Em Pernambuco, 20 pessoas morreram, 26.966 estão desabrigadas e 55.643 desalojadas. No Estado de Alagoas, quatro municípios decretaram situação de emergência, e 15, estado de calamidade pública. Em Pernambuco, 27 decretaram situação de emergência e 12 estão em estado de calamidade pública.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra