PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

RJ: fiéis deixam Copacabana após Via Sacra sem tumultos

26 jul 2013 - 22h39
(atualizado às 22h42)
Compartilhar
Exibir comentários

Os fiéis que assistiram à encenação da Via Sacra na praia de Copacabana nesta sexta-feira formam filas imensas nas proximidades da estação Cardeal Arcoverde para embarcar nos trens do metrô, mas o retorno está mais tranquilo do que de ontem. Policiais militares acompanham a movimentação, para conter eventuais tumultos, e voluntários da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) ajudam a organizar as filas, formando paredões humanos.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-game/" data-cke-345-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-game/">Game do Papa</a>

Grupos de peregrinos da JMJ circulam de mãos dadas, para não se dispersarem, e alguns aproveitam a espera cantando músicas religiosas. Na rua Barata Ribeiro, a peregrina Rafaela Helena Siqueira, hospedada em um albergue na própria rua, jogava bola com rapazes de um desses grupos. "É bom para passar o tempo", disse a jovem.

Na avenida Nossa Senhora de Copacabana, atores de dois grupos de teatro de rua, o Tá Na Rua e o Fronte, se misturaram aos peregrinos. As atrizes estavam com os seios de fora e os atores vestiam cocares, e todos se beijavam.

Enquanto isso, milhares de pessoas atravessavam os túneis Novo e do Pasmado, que ligam Copacabana ao bairro de Botafogo, para pagar os ônibus que os levarão de volta aos locais onde residem ou estão hospedados. Com a interdição do tráfego em Copacabana, a praia de Botafogo passou a ser o ponto final dos ônibus que servem ao bairro.

Ao contrário do que ocorreu ontem, as filas para os ônibus estão grandes, mas as pessoas conseguem embarcar sem dificuldade.

Papa Francisco no Brasil

Papa é recebido com flores por Dilma; veja chegada:
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos com o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países. O JMJ 2013 marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março deste ano.

vc e o Papa
Você já conheceu o Papa Francisco no Brasil? Está na Jornada Mundial da Juventude no Rio ou esteve em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com o Papa.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-no-brasil/iframe.htm" href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-no-brasil/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade