PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

'Repórter-peregrino': Terra percorre a pé 13 km da rota de Guaratiba

Caminho de peregrinos para Guaratiba exige esforço, hidratação, preparo físico e fé

19 jul 2013 - 12h58
(atualizado em 22/7/2013 às 14h03)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>No trajeto de 2.131 passos, repórter do Terra perdeu 906 calorias em mais de 2 horas de caminhada</p>
No trajeto de 2.131 passos, repórter do Terra perdeu 906 calorias em mais de 2 horas de caminhada
Foto: Mauro Pimentel / Terra

Estou longe de ser um maratonista, sou fumante e quando o médico pergunta, no check-up cardiológico, o quanto eu costumo beber, respondo "socialmente" com um sorriso amarelo no rosto. Mas sou adepto de corridas, pedaladas e pratico natação duas vezes por semana, além de musculação. Logo, quando lancei o desafio de fazer o caminho até o Campus Fidei, onde o papa Francisco rege a vigília e faz a missa de envio, que encerra a Jornada Mundial da Juventude, em Guaratiba, no extremo oeste do Rio de Janeiro, nos dias 27 e 28 de julho, imaginei que a tal peregrinação costumeira do megaevento católico seria algo que eu tiraria de letra. 

Saiba que cuidados tomar para trilha de 13 km ao Campus Fidei

Não foi bem assim. Para quem ainda não sabe, para chegar à área que, dividida em 22 lotes com dimensão de 154 gramados do Estádio do Maracanã, onde a previsão de peregrinos gira em torno dos 2 milhões, é preciso andar, andar e andar. São três pontos de partida, uma vez que o trânsito estará fechado para permitir esse super deslocamento: Santa Cruz, Campo Grande e via Recreio dos Bandeirantes (Pontal). Escolhemos o último, por ser a rota mais tradicional por onde a juventude católica, proveniente, sobretudo, da zona sul e Barra da Tijuca, irá percorrer os 13 quilômetros até o campo da fé, na tradução do latim. 

Por mais que o trajeto seja praticamente todo plano, sem desvios que possam confundir os católicos no movimento de praxe em todas os eventos da Jornada (no exterior, os peregrinos também precisam caminhar bastante até o mesmo campo designado para vigília e missa), é preciso um mínimo de preparo físico, bastante hidratação, protetor solar, pequenas pausas para reposição calórica e, sobretudo, fé, muita fé de que o destino, se Deus quiser, uma hora chega. 

<p>BRT: linha expressa de ônibus é guia até o Campus Fidei</p>
BRT: linha expressa de ônibus é guia até o Campus Fidei
Foto: Mauro Pimentel / Terra

Para percorrer os 13 quilômetros exigidos na Jornada Mundial, a reportagem do Terra gastou duas horas, 18 minutos e 28 segundos, sendo 10 minutos e 12 segundos por quilômetro, 906 calorias e 2.131 passos - dados fornecidos por um aplicativo que calcula as informações pelo celular via GPS. Comi também duas bananas, bebi um litro e meio de água e, por fim, ganhei duas bolhas. Uma em cada pé. 

E ainda não segui as devidas recomendações de usar boné, protetor solar e ainda elegi o pior horário possível  para início da caminhada: meio-dia. Faixa em que os especialistas em nada recomendam a exposição ao sol - o ideal é completar o percurso antes das 10h ou iniciá-lo após as 15h. A ideia, no entanto, era tentar chegar ao extremo da situação, uma vez que muitos dos que farão a mini-romaria são sedentários e passarão por situações de limite durante a Jornada. Daí a necessidade de seguir todas as dicas dos especialistas para que a vigília e missa com o papa Francisco não sejam motivo de preocupação médica. 

Roça do Rio de Janeiro

Guaratiba, para quem nunca ouviu falar, é um bairro extenso da capital fluminense, próximo de Campo Grande, no caminho de quem vai para a Costa Verde - região de Angra dos Reis. É mais um exemplo da "Cidade Partida", do escritor Zuenir Ventura, pois nem de longe lembra a badalada zona sul, a "Miami carioca" da Barra da Tijuca, ou a malandragem da zona norte e subúrbio. Guaratiba, sem exageros, lembra mais uma grande roça. Sem tom pejorativo.

Por mais que as ruas por onde o papa Francisco passará até o imenso palco do Campus Fidei tenham sido asfaltadas, o clima é de cidade interiorana, com animais como galinhas e vira-latas circulando e tirando uma soneca livremente esparramados pelas vielas de chão batido. O ponto de partida da caminhada eleita fica logo após o Recreio Shopping, por toda a avenida das Américas, ao longo do sistema Transoeste - os BRTs, a linha expressa de ônibus que liga a Barra da Tijuca até Santa Cruz. 

A caminhada rendeu bolhas ao repórter André Naddeo
A caminhada rendeu bolhas ao repórter André Naddeo
Foto: Mauro Pimentel / Terra

Até o túnel José de Alencar, que diminuiu o percurso (seriam 16 quilômetros de sola de tênis sem a obra), são pouco menos de três quilômetros. Neste primeiro trecho em que se passa pelas estações Recanto das Garças, Notredame, Dom Bosco e Pontal do BRT, a dica é caminhar sempre pelo asfalto. Os dois sentidos da avenida das Américas estarão interditados, e a margem de grama é bastante acidentada, o que dificulta a caminhada - a reportagem foi obrigada a prosseguir pela segunda opção, por motivos óbvios. 

A parte boa é que logo no primeiro quilômetro existe um posto de gasolina com loja de conveniência, na pista sentido Barra da Tijuca - para quem esquecer de água, barra de cereal, o que for, é um bom ponto de reposição de estoque na mochila. Isso se o local ficar aberto, claro. Depois disso, é estrada no horizonte, e mato no entorno. 

Como a maioria dos túneis no Rio de Janeiro permitem que os pedestres cruzem sem problemas o trecho que bem entender, segui em frente. Até que o sistema de som anunciou, para meu espanto: "não é permitido o cruzamento de pedestres, por favor, retorne". Fui obrigado a ligar para o carro da reportagem, que já estava no Campus Fidei aguardando a minha chegada, para retornar e me auxiliar no cruzamento de cerca de um quilômetro. Aproveitei o momento e gastei 15 minutos para uma banana (reposição de potássio) e hidratação. 

Na metade do caminho (6,5 quilômetros), após a estação Ilha de Guaratiba, e bem no ponto do Centro Tecnológico do Exército Ctex, do BRT, funcionarão tendas de atendimento aos peregrinos (água e atendimento médico. O mesmo ocorre três quilômetros depois). A partir deste trecho, minha vida ficou mais facilitada, já que pude usar o asfalto existente ao lado das pistas, e pude acelerar a caminhada. 

Aos nove quilômetros, mesmo já longe da grama acidentada, comecei a sentir muita coceira na altura do tornozelo. Malditos mosquitos! Lembrei que passei por diversas lagoas pequenas, com água parada, o que reforça a dica de que ao peregrino, além do protetor solar, não custa nada carregar um repelente. Não é época de dengue, mas em se tratando de um evento em que é necessário o bom estado físico, todo cuidado é pouco. 

Um quilômetro depois, após a estação Embrapa do BRT, a fumaça de uma grande queimada bem ao meu lado invadiu a pista e, para quem já apresentava os primeiros sinais reais de cansaço, a falta de ar puro compromete a perfeita respiração. Na estação Mato Alto, o primeiro alívio: faltam apenas dois quilômetros. 

Gastei mais 10 minutos e comi outra banana, alguns biscoitos (divididos com um simpático vira-lata que resolveu me fazer companhia) e praticamente finalizei meu estoque de água. Resolvi seguir pela mesma avenida das Américas - muito embora seja possível virar à esquerda e caminhar o resto do caminho pela estrada da Matriz, já que serão diversos pontos de entrada para o Campus Fidei.

Já é possível visualizar antenas de transmissão, o vai e vem de caminhões de grande porte e, 13,5 quilômetros depois (500 metros a mais marcados no GPS em função dos momentos em que eu tive que refazer alguns pequenos trechos para a gravação do vídeo acima), eis o Campus Fidei. Finalizo o artigo com as pernas, doloridas, para o alto. Vou ali buscar uma pomada para as bolhas, afinal, sábado, dia 27 de julho, estarei de volta para mais 13 quilômetros. Tenho fé que sim.

Papa Francisco no Brasil

Com um público estimado em 1,5 milhão de pessoas, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países.

O evento marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março desde ano. O Pontífice chega ao Rio de Janeiro na tarde do dia 22 de julho, com retorno a Roma previsto para o dia 28. Sua agenda no Brasil contempla a visita à comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, e ao Hospital São Francisco de Assis. Além disso, terá um encontro com a sociedade no Theatro Municipal, no centro da cidade, e ao Santuário de Aparecida, em São Paulo. O ponto alto fica por conta de duas grandes celebrações na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, nos dias 25 e 26.

vc e o papa

Você conheceu os papas João Paulo II ou Bento XVI? Vai participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio ou tentar encontrar com o papa Francisco em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com os papas para o Terra.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade