PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

Prefeito do RJ nega favorecimento em licitação para JMJ

10 jul 2013 - 22h22
(atualizado às 22h30)
Compartilhar
Exibir comentários

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), negou nesta quarta-feira que a licitação de R$ 7,8 milhões para contratar serviços de saúde para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) "seja um jogo de cartas marcadas". Na terça-feira, o Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) ajuizou ação civil pública para suspender a concorrência. A promotoria defende a prestação dos serviços pelo organizadores do evento.

Segundo o prefeito da capital fluminense, a menos de 15 dias da jornada, a licitação é legal e os serviços de saúde serão prestados ao público do evento entre os dias 23 e 28 próximos. "A JMJ não é um evento privado com fins lucrativos, em que se vendem ingressos. A prefeitura vai disponibilizar todos os serviços públicos necessários para atender essa multidão, sejam (serviços) de segurança, de limpeza ou de saúde."

Mesmo com o curto prazo para a licitação, prevista para sexta-feira (12), Paes nega que algumas empresas serão privilegiadas em detrimento das demais, e diz que há tempo para todas se habilitarem. "Está bem apertado (o prazo), é verdade. Mas, por enquanto, ninguém impediu a licitação, o trâmite está seguindo", disse ele. "Se quiser ser contratado, (o interessado) terá de seguir as regras."

Igreja comenta sobre agenda do Papa no Brasil:

Após o evento que marcou a chegada de símbolos religiosos ao Rio de Janeiro, o arcebispo da cidade, dom Orani Tempesta, organizador da JMJ, disse que este é um assunto da prefeitura e negou que tenha faltado planejamento ou dinheiro para pagar pelos custos do ato. "Foi muito planejamento, mas as coisas vão chegando conforme fica mais próximo. É natural, são ajustes normais", ressaltou dom Orani.

Na ação ajuizada ontem, o MP fluminense pede o bloqueio dos R$ 7,8 milhões que seriam destinados à licitação. Caso a Justiça não aceite o pedido, a promotoria requer que as empresas rés não participem da concorrência por terem tido acesso a informações privilegiadas.

Na sede da prefeitura, Paes recebeu a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora. Os símbolos seguirão para o Palácio Guanabara, sede do governo estadual ainda nesta tarde. Na ocasião, dom Orani também lembrou que será anunciada no último dia da jornada a próxima cidade-sede do evento. Ele não antecipou quais são as cidades favoritas. "Isso é com Roma", afirmou o arcebispo.

Papa Francisco no Brasil

Com um público estimado em 1,5 milhão de pessoas, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países.

O evento marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março desde ano. O Pontífice chega ao Rio de Janeiro na tarde do dia 22 de julho, com retorno a Roma previsto para o dia 28. Sua agenda no Brasil contempla a visita à comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, e ao Hospital São Francisco de Assis. Além disso, terá um encontro com a sociedade no Theatro Municipal, no centro da cidade, e ao Santuário de Aparecida, em São Paulo. O ponto alto fica por conta de duas grandes celebrações na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, nos dias 25 e 26.

<a data-cke-saved-href=" http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/raio-x-vaticano/iframe.htm" href=" http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/raio-x-vaticano/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade