PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

Papa usa cocar que ganhou de presente de índio pataxó

Francisco também recebeu representantes de religiões afrobrasileiras

27 jul 2013 - 16h49
(atualizado às 17h56)
Compartilhar
Exibir comentários
Papa recebe um cocar de um dos representantes indígenas
Papa recebe um cocar de um dos representantes indígenas
Foto: Terra TV / Reprodução

Em mais um momento de descontração, o papa Francisco usou neste sábado um cocar que ganhou de presente do índio pataxó da Bahia Ubiraí, durante cerimônia no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Francisco benzeu indígenas, vestidos com seus trajes típicos, e agradeceu o presente de Ubiraí. O Pontífice também recebeu representantes de religiões afrobrasileiras. A iniciativa do Papa foi comemorada pelos não católicos e representantes da sociedade civil.

Ubiraí e mais três indígenas da aldeia Coroa Vermelha, em Porto Seguro, na Bahia, cumprimentaram o Papa. Todos estavam vestidos com os trajes típicos e as pinturas corporais tradicionais de sua etnia. As indígenas se ajoelharam e beijaram a mão de Francisco, que retribuiu benzendo-as na testa. Todos se disseram católicos.

O conselheiro estratégico do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (Ceap) e da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR), o babalaô Ivani dos Santos, disse que foi um "encontro histórico". Santos aproveitou o encontro para presentear Francisco com o livro que conta sobre as manifestações em favor da liberdade religiosa, intitulado Caminhando a gente se entende, que reúne fotografias das quatro últimas edições dos protestos.

"O Papa receber um indígena e um candomblecista é muito simbólico", ressaltou. "Pela primeira vez, um papa recebe um candomblecista, um sacerdote de religiões de matriz africana, o que não ocorreu nem mesmo na África", disse o babalaô. Santos ressaltou que a ação do Papa, em receber representantes de várias religiões, demonstra o respeito às diferenças, exemplo que deve ser seguido. "No cenário em que há um crescimento da intolerância religiosa cada vez maior no País, isso é tido como um compromisso de combate à intolerância religiosa", disse.

<a href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-no-brasil/iframe.htm">veja o infogr&amp;aacute;fico</a>

Papa Francisco no Brasil
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos com o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países. O JMJ 2013 marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março deste ano.

vc e o Papa
Você já conheceu o Papa Francisco no Brasil? Está na Jornada Mundial da Juventude no Rio ou esteve em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com o Papa.

<a href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-game/">Game do Papa</a>
Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade