PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

Fiéis oferecem toalha velha ao Papa, 'homem mais importante do mundo'

26 jul 2013 - 17h30
(atualizado às 17h35)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Com regata da Argentina, peregrina fotografa belas paisagens cariocas</p>
Com regata da Argentina, peregrina fotografa belas paisagens cariocas
Foto: Daniel Ramalho / Terra

Enquanto o Papa não vem, o peregrino espera e arruma o que fazer. Apesar do frio, o sol voltou a aparecer na cidade que recebe a Jornada Mundial da Juventude e muito mais gente resolveu ir à praia de Copacabana para ver o pontífice antes da celebração da Via Sacra, mais um ato central do evento que vai até domingo no Rio de Janeiro. E para esperar pode-se, por exemplo, pensar na importância do Papa. O caminhoneiro José Natan veio de Montes Claros (MG) tentando responder uma pergunta interna: "o Papa é o homem mais importante do mundo?", questionava, respondendo em seguida. "Se o mundo pegar fogo, ele é o único que vai sair para falar algo de bom. No Brasil, por exemplo, não temos ninguém que faça isso", disse.

Os peregrinos passam o tempo de outras formas. Às vezes tirando um cochilo, às vezes jogando cartas, mas quase sempre cantando, conversando ou tirando fotos com peregrinos e bandeiras de outros países. "Estamos aqui desde cedo, e assim que ele passar vamos correndo ver a Via Sacra", contou Glauce Rosa, de Monte Agudo (SP), e que estava com as amigas perto do forte de Copacabana, onde o Papa desceu de helicóptero para pegar o papamóvel.

Papa é recebido com flores por Dilma; veja chegada:

Um grupo de seminaristas argentinos esperava na grade tocando um tango de Gardel (Por uma cabeza), empolgando o público do outro lado. Nas mãos, Maxi Bacas e Alberto Vadell traziam dois presentes para entregar ao conterrâneo Jorge Mario Bergoglio. "Uma cruz feita pelos aborígenes Wichis, do norte da Argentina, e uma bandeira do San Lorenzo, clube do Papa" disse. Bandeira é modo de dizer, porque não passava de uma toalha velha. Mas como são seminaristas, é capaz até de o Papa perdoá-los. "Toalha usada", ri Bacas, que chegou com os amigos, da província de Tucumán, às 6h para guardar lugar.

De Angola vieram Silvio Bastos, Mateus Ginga e mais um grupo de 30 pessoas. Hospedados em Copacabana, até que gostaram da mudança de Guaratiba para Copacabana e evitaram criticar qualquer problema do evento. "Quando se vem para um evento como esse, temos que olhar sempre o lado positivo. O negativo acontece em qualquer evento", disse Ginga. Silvio Bastos estava emocionado, porque pela primeira vez viu um Papa se preocupar mais com os pobres. "Isso é algo que nunca tivemos", afirmou.

Quem esperou, também teve tempo de ligar para a mãe e dizer que estava tudo bem, comprar uma bandeira do Papa ou um apito tipicamente brasileiro. Ou reclamar, como fez Thais Larissa, de Belo Horizonte (MG). "As filas para comer nos restaurantes são enormes. Não conseguimos nunca sentar juntas", disse ao lado de quatro amigas. Mas, apesar das críticas, estavam felizes com a atitude do Papa. "Ele não gosta de ser diferente. Não quer proteção", disse Caroline Mendes. E, apesar do frio, o sol voltou a brilhar no Rio, e quem não quisesse fazer nada, pelo menos podia olhar a paisagem da praia mais famosa do Brasil.

Papa Francisco no Brasil
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos com o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países. O JMJ 2013 marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março deste ano.

vc e o Papa
Você já conheceu o Papa Francisco no Brasil? Está na Jornada Mundial da Juventude no Rio ou esteve em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com o Papa.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade