PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

Discurso do Papa por mortos da Kiss emocionou Santa Maria, diz bispo

Por telefone, Dom Hélio Adelar Rubert agradeceu ao porta-voz do Vaticano pelas palavras de Francisco sobre a boate Kiss

27 jul 2013 - 16h01
(atualizado às 16h04)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Papa Francisco falou sobre as vítimas do incêndio em boate de Santa Maria (RS) no encerramento da Via Sacra</p>
Papa Francisco falou sobre as vítimas do incêndio em boate de Santa Maria (RS) no encerramento da Via Sacra
Foto: J.P.Engelbrecht / Prefeitura do Rio / Divulgação

No dia em que lembra os seis meses da tragédia na Boate Kiss, que matou 242 jovens após um incêndio na casa noturna, a cidade de Santa Maria (RS) rendeu-se ao discurso do Papa Francisco, que pediu ontem, na praia de Copacabana, que os peregrinos rezem pelas vítimas. Neste sábado, o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, relatou que conversou por telefone com o bispo de Santa Maria, dom Helio Adelar Rubert, e que o religioso estava emocionado.

"Isso aconteceu há exatamente seis meses e eu falei esta manhã com o bispo, que está emocionado. Ele ficou muito agradecido ao Papa pela lembrança e me contou que não há mais sobreviventes internados", disse Lombardi.

Papa pede oração por jovens mortos em Santa Maria:

No pronunciamento em que encerrou a Via Sacra, encenação que levou dezenas de milhares de fiéis à orla de Copacabana na noite de sexta-feira, o Pontífice comparou o sofrimento de Jesus Cristo ao das famílias que perderam jovens na Boate Kiss.

"Com a cruz, Jesus se une ao silêncio das vítimas da violência, que já não podem gritar. Sobretudo, os inocentes e os indefesos. Com a cruz, Jesus se une às famílias que se encontram em dificuldades e que choram a trágica perda de seus filhos, como no caso dos 242 jovens vítimas de incêndio na cidade de Santa Maria, no começo deste ano. Rezemos por eles", solicitou o Papa aos peregrinos, que o aplaudiram.

Conforme Lombardi, cerca de 1,5 milhão de pessoas participaram da encenação da Via Sacra. "O Papa apreciou a contemporaneidade apresentada e o inteligente esforço de atualização da Via Sacra. Os pequenos textos mostraram claramente os problemas dos jovens e do mundo de hoje, e faziam refletir sobre o significado atual da Via Sacra", salientou o porta-voz do Vaticano.

<a href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-no-brasil/iframe.htm">veja o infogr&amp;aacute;fico</a>

Papa Francisco no Brasil
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos com o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países. O JMJ 2013 marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março deste ano.

vc e o Papa
Você já conheceu o Papa Francisco no Brasil? Está na Jornada Mundial da Juventude no Rio ou esteve em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com o Papa.

<a href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-game/">Game do Papa</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade