Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

ONG é despejada da UFRGS em Porto Alegre após denúncia dos vizinhos

Recentemente, a ONG Patas Dadas foi surpreendida por uma ordem de despejo, além do fechamento do projeto de extensão.

18 mar 2023 - 22h16
(atualizado em 18/3/2023 às 01h30)
Compartilhar
Exibir comentários

A ONG Patas Dadas foi fundada em 2009 com o objetivo de resgatar e cuidar de animais abandonados. Desde então, o projeto ajudou mais de mil animais a encontrar um novo lar. O canil da ONG está localizado dentro do Campus do Vale da UFRGS e conta com espaço para voluntários realizarem os cuidados diários. As obras foram realizadas em 2016 pela SUINFRA, responsável pelas construções e reformas na universidade, a pedido da iniciativa, que até então contava com um projeto de extensão da UFRGS, que existiu de 2011 a 2022.

Foto: Porto Alegre 24 horas

Recentemente, a ONG foi surpreendida por uma ordem de despejo, além do fechamento do projeto de extensão. O canil, construído na divisão entre o Campus do Vale e residências de Viamão, possuía uma Licença de Operação interna pela FEPAM. No entanto, moradores da vila próxima ao canil denunciaram a universidade por conta dos latidos dos cães, levando o DMALIC a emitir laudos semestrais para a FEPAM com medição de ruídos. Esses laudos foram considerados excedendo o limite permitido para o local.

Durante uma pandemia, o canil ficou fechado e o DMALIC informou a prefeitura que o local estava vazio. Com a retomada das atividades, o departamento não informou sobre a volta dos trabalhos. Como resultado, a ONG foi surpreendida com uma convocação para uma reunião, onde foi dominada que estava irregular nas dependências da universidade.

A ONG Patas Dadas aponta uma "falta de vontade" da gerência da SUINFRA e DMALIC. Apesar de tentarem contato com a SEDETEC, responsável por convênios entre empresas e a UFRGS, e da ausência de resposta, a SUINFRA somente contatou a professora coordenadora do Projeto de Extensão para ordenar o esvaziamento do canil no meio de fevereiro, sem notificá-la por e-mail. Dessa forma, a ONG ficou sem estrutura física, sem canil e sem local para armazenar seus itens doados pela comunidade após anos de trabalho árduo realizado de forma totalmente voluntária.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade