Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Nova Friburgo suspende cobrança de IPTU de imóveis afetados

3 fev 2011 - 21h34
(atualizado às 21h43)
Compartilhar

Os donos de imóveis interditados pela Defesa Civil de Nova Friburgo, na região serrana fluminense, temporariamente não precisarão pagar o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) do exercício 2011. O decreto assinado na quarta-feira pelo prefeito em exercício, Demerval Barboza Moreira Neto, suspendeu a cobrança do imposto para quem comprovar a interdição.

19.01 - Nova Friburgo/RJ: Moradores observam parte de via que cedeu com a força da enxurrada
19.01 - Nova Friburgo/RJ: Moradores observam parte de via que cedeu com a força da enxurrada
Foto: Ivaldo Anastácio / Futura Press

A medida foi adotada em função da destruição de centenas de casas na cidade no temporal que aconteceu na madrugada do último dia 12, obrigando a prefeitura de Nova Friburgo a declarar estado de calamidade pública. Na cidade, mais de 420 pessoas morreram na tragédia.

De acordo com o decreto, a Secretaria Municipal de Fazenda só voltará a cobrar o IPTU dos imóveis localizados nas áreas atingidas após uma avaliação - quando necessário -, tendo como base um laudo elaborado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil.

Segundo o último balanço divulgado pela Polícia Civil, 872 pessoas morreram na região serrana em função da chuva. Além de Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Sumidouro, São José do Vale do Rio Preto e Bom Jardim registraram mortes.

Chuvas na região serrana

As fortes chuvas que atingiram os municípios da região serrana do Rio nos dias 11 e 12 de janeiro provocaram enchentes e inúmeros deslizamentos de terra. As cidades mais atingidas são Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu cerca de 300 mm em 24 horas na região.

Veja a Praça do Suspiro, em Nova Friburgo, antes e depois da chuva

Veja onde foram registradas as mortes

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra