Morre aos 90 anos em SP o psiquiatra José Angelo Gaiarsa
Morreu por volta das 5h deste sábado, aos 90 anos, o médico psiquiatra José Angelo Gaiarsa. Ele morreu em São Paulo enquanto dormia, de acordo com Laura Gaiarsa, neta do psiquiatra. Até por volta das 14h50, a família ainda não sabia a causa da morte, mas, segundo Laura, ele apresentava bom estado de saúde na sexta-feira.
O velório será realizado no cemitério São Paulo até as 20h, quando o corpo será levado para o velório no cemitério Vila Assunção, em Santo André, no ABC Paulista, cidade natal de Gaiarsa. Divorciado, ele deixa três filhos e oito netos.
Gaiarsa nasceu no dia 19 de agosto de 1920 e tinha, de acordo com a neta, ideias vanguardistas para seu tempo. Era contra a tradicional estrutura familiar e se opunha à ideia de que psicanálise deve procurar ser imparcial, sem o envolvimento do psiquiatra com o paciente. Para ele, a empatia era fundamental para o sucesso do tratamento.
Gaiarsa se formou em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP), onde foi aprovado em primeiro lugar, e manteve a posição por todo o curso. Autor de 30 livros, entre eles A juventude diante do sexo, ele recebeu diversos prêmios de medicina, inclusive internacionais, e tinha ainda um quadro em programas de televisão que esclarecia dúvidas de telespectadores. O psiquiatra foi o introdutor de Carl Gustave Jung e William Reich, psicanalistas ideólogos da revolução sexual, no Brasil.