PUBLICIDADE

Ministro do Trabalho diz que protestos de rua são legítimos

11 jul 2013 - 19h33
(atualizado às 19h38)
Compartilhar
Exibir comentários

As manifestações organizadas pelas centrais sindicais e pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) nesta quinta-feira, Dia Nacional de Luta, foram consideradas legítimas pelo ministro do Trabalho, Manoel Dias. "A pressão é válida, é legítima, a participação do povo na rua é benéfica, porque o País, na medida que exerce a cidadania e faz um teste de que a nossa democracia está se vigorando, estabelece muitos avanços", disse.

Dias declarou ainda que as negociações em torno da pauta das centrais sindicais estão avançando e citou o adiamento da votação do Projeto de Lei 4.330/04 para o início de agosto. O projeto, de autoria do deputado Sandro Mabel (PMDB-GO), propõe novas regras para o processo de terceirização de mão de obra e está sendo duramente criticado pelas organizações sindicais. Uma mesa quadripartite, com participação de representantes do governo, do Legislativo, dos trabalhadores e empresários, busca um acordo. "Nós conseguimos estabelecer uma pauta de negociação e vamos conseguir a conciliação", ressaltou o ministro.

Uma das principais reivindicações dos movimentos sindicais, a jornada de trabalho de 40 horas sem redução de salário, também foi analisada pelo ministro. "A negociação é fundamental. O País vive um momento ímpar. É um país que gera emprego, mas isso não é tudo. Ainda precisamos avançar muito." Dias ainda reforçou que a discussão sobre o tema exigirá um debate amplo e um "grande acordo".

Veja a lista divulgada pela Força Sindical das cidades que devem participar do dia de paralisações:

ESTADO CIDADES
Amazonas Manaus
Alagoas Maceió
Bahia Salvador, Itabuna, Alagoinhas, Brumado, Caetité, Jequié, Camaçari, Nazaré, São Roque e Itabuna
Ceará Fortaleza
Distrito Federal Brasília
Espírito Santo Vitória
Goiás Catalão e Anápolis
Mato Grosso Cuiabá
Mato Grosso do Sul Campo Grande
Minas Gerais Belo Horizonte e Ipatinga
Pará Belém
Paraná Curitiba
Pernambuco Recife
Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Volta Redonda e Resende
Rio Grande do Norte Natal
Rio Grande do Sul Porto Alegre e Região Metropolitana
Santa Catarina Florianópolis, Criciúma, Itajaí e Chapecó
São Paulo São Paulo, Osasco, Santo André, Guarulhos, São Caetano, Santos, Barretos, Marília, Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto, Franca, Santos, Sorocaba, São José dos Campos, Lorena, Araçatuba, entre outras.
Sergipe Aracaju

 

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade