Marina Silva ganha prêmio de meio ambiente na Noruega
A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva ganhou nesta quarta-feira o prêmio Sofia do Meio Ambiente, do escritor norueguês Jostein Gaarder, por seu "compromisso com a defesa da floresta Amazônica".
"Como ativista e política, Silva consagrou sua vida à luta pelo Amazonas, e seu trabalho, valor e resultados não têm comparação", ressaltou o júri. Ecologista e senadora pelo PT, Marina Silva, 51 anos, foi nomeada ministra do Meio Ambiente no início do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, mas renunciou em maio de 2008 por atritos com a Presidência em relação à política ambiental.
Nascida na aldeia de Bagaço (AC) e analfabeta até a adolescência, Marina Silva conseguiu posteriormente se formar em história pela Universidade Federal do Acre.
Ela iniciou sua carreira política como vereadora no município de Rio Branco em 1988, três anos após entrar no PT. Companheira de luta do ecologista Chico Mendes, assassinado em 1988, ela foi responsável por vários projetos em defesa do Amazonas, como a regulamentação do acesso aos recursos da biodiversidade.
O prêmio Sofia, no valor de US$ 100 mil, foi criado em 1997 por Jostein Gaarder e sua mulher, Siri Dannevig. Seu nome vem da protagonista do livro mais popular do escritor, o best seller O Mundo de Sofia.