Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Lula oferece jantar no Alvorada em solidariedade a Moraes

Reunião foi vista como resposta institucional a sanções dos EUA

1 ago 2025 - 08h03
(atualizado às 08h47)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu membros do Supremo Tribunal Federal (STF) e autoridades no Palácio da Alvorada, na noite de quinta-feira (31), em um jantar de solidariedade ao ministro Alexandre de Moraes, alvo de sanções dos Estados Unidos com base na Lei Magnitsky.

Presidente Lula com Alexandre de Moraes em evento em março de 2023
Presidente Lula com Alexandre de Moraes em evento em março de 2023
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A reunião teve tom reservado, mas foi interpretada como uma resposta institucional às sanções do governo de Donald Trump, que acusa Moraes de violar liberdades civis no julgamento contra o ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe.

O governo petista também analisa a possibilidade de contratar advogados nos EUA para fazer a defesa de Moraes.

Já o ministro demonstrou estar tranquilo e fez comentários no sentido de que não deve alterar sua posição no julgamento, segundo fontes que participaram do encontro e relataram os bastidores à imprensa brasileira.

O ministro Gilmar Mendes, decano do STF, avisou que fará um discurso em apoio a Moraes nesta sexta-feira (1º), durante a sessão que marca a retomada oficial das atividades do Supremo após o recesso do Judiciário.

O encontro contou com a presença de outros ministros do STF, como o presidente Luís Roberto Barroso, além do procurador-geral da República, Paulo Gonet, e do advogado-geral da União, Jorge Messias.

Ansa - Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade