Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Lula escolhe procurador federal para presidência do INSS

30 abr 2025 - 15h22
(atualizado às 20h27)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolheu o procurador federal Gilberto Waller Júnior para o cargo de presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no lugar do presidente anterior, demitido após revelação de esquema de fraude no órgão, informou o Planalto nesta quarta-feira.

A nomeação formal do nome, executada pela ministra-chefe substituta da Casa Civil, Miriam Belchior, por determinação de Lula, deve ser publicada em edição extra do Diário Oficial ainda nesta quarta.

Até então corregedor da Procuradoria-Geral Federal, órgão da Advocacia Geral da União (AGU), Waller Júnior é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais com pós-graduação em Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro, informou comunicado do Planalto.

Ele ingressou no serviço público como procurador do INSS em 1998, e ocupou os postos de corregedor-geral e subprocurador-geral do INSS. Também integrou a Controladoria-Geral da União, como ouvidor-geral e como corregedor-geral da União.

Mais cedo, a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, havia afirmado em entrevista à GloboNews que Lula seria o responsável por indicar o novo presidente do INSS.

Gleisi disse também que o governo encara "com tranquilidade" a possibilidade de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o caso no INSS, mas disse duvidar que uma investigação pelo Congresso seja mais profunda do que a que já está sendo conduzida pela Polícia Federal.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade