PUBLICIDADE

vc repórter: homem aguarda prótese de crânio há 2 anos no RJ

Filho do paciente afirma que, devido à demora, o pai está perdendo os movimentos do corpo

24 jun 2015 - 13h13
(atualizado às 17h17)
Compartilhar

Um homem de 56 anos, morador de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, está há mais de dois anos aguardando para realizar a cirurgia que reconstruirá uma parte de seu crânio. O leitor Anderson Carlos dos Santos Nascimento afirma que o pai, Adílson Espínola Nascimento, está perdendo os movimentos do corpo, e culpa o governo estadual pela demora em liberar a prótese.

Adílson sofreu traumatismo grave ao cair de uma laje
Adílson sofreu traumatismo grave ao cair de uma laje
Foto: Anderson Carlos dos Santos Nascimento / vc repórter

Anderson relatou que, em janeiro de 2013, Adílson caiu de uma laje e teve o crânio danificado. O leitor disse que o pai passou por todos os procedimentos hospitalares necessários, faltando apenas marcar a cranioplastia. Ele alega que, no Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer, foi informado de que a prótese já foi liberada, mas o governo estadual se recusou a pagar por ela.

Siga o vc repórter no Twitter

O filho contou ainda que, no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, uma parte do crânio foi armazenada dentro da barriga do paciente, mas uma infecção hospitalar impediu que ela fosse utilizada posteriormente. “Agora ele está até hoje esperando a prótese. E, com isso, a situação do meu pai só vem piorando a cada dia. Ele sempre foi uma pessoa ativa. Está sendo muito difícil para ele ficar dependendo de pessoas”, lamentou.

Procurada pelo Terra, a direção do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes informou que Adílson deu entrada na unidade no dia 4 de janeiro de 2013, vítima de traumatismo craniano grave. A instituição explicou que, como houve piora no quadro neurológico, o paciente foi submetido a uma cirurgia no dia 5 de janeiro, quando teve sua calota craniana retirada e implantada no abdômen para que pudesse ser utilizada na cranioplastia. O hospital destacou que este procedimento é padrão, nesses casos, e confirmou que a calota craniana precisou ser retirada e descartada, no dia 19 de janeiro, devido a um “quadro infeccioso abdominal”.

A direção afirmou que, diante do quadro, o paciente foi encaminhado ao Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer, para colocação de prótese customizada. Lá, o paciente recebeu atendimento ambulatorial, foi submetido a exames, entre maio e junho de 2014, e, atualmente, está em fila para ser operado no instituto, segundo o hospital.

Filho do paciente afirmou que o pai está perdendo os movimentos do corpo
Filho do paciente afirmou que o pai está perdendo os movimentos do corpo
Foto: Anderson Carlos dos Santos Nascimento / vc repórter

Quanto à perda de movimentos, citada por Anderson, o Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer afirmou que “nenhum paciente apresenta piora em seu quadro clínico por aguardar a colocação da prótese” e que, portanto, “não há relação entre a espera pela cranioplastia e a perda dos movimentos”. O instituto destacou ainda que “a colocação da prótese é uma cirurgia eletiva, ou seja, não é uma cirurgia de urgência e emergência”.

Neurocirurgião do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e do Hospital Israelita Albert Einstein, o doutor Mauricio Mandel afirmou que, de fato, não existe qualquer comprovação científica de que a cirurgia de cranioplastia melhore a função cerebral dos pacientes. O especialista contou que existem apenas alguns trabalhos que mostram uma melhora da perfusão cerebral (melhora da circulação).

No entanto, Mauricio reforçou que, apesar de a cirurgia em questão ser um procedimento eletivo, ela deve ser realizada de três a seis meses após o evento inicial. “Por uma questão de convívio social e proteção local, não é adequada esta demora”, explicou.

O leitor Anderson Carlos dos Santos Nascimento, de Duque de Caxias (RJ), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade