PUBLICIDADE

Governo do Acre surpreende SP com envio de haitianos

Envio de imigrantes sem aviso para São Paulo já gerou debates no ano passado. Para a prefeitura paulistana, ação gera "desconforto"

19 mai 2015 - 09h04
(atualizado às 09h07)
Compartilhar
Exibir comentários
Haitianos abrigados em paróquias do Pari e do Glicério estão sendo vítimas de aliciadores para trabalho escravo em SP (Foto: Alan Morici / Terra)
Haitianos abrigados em paróquias do Pari e do Glicério estão sendo vítimas de aliciadores para trabalho escravo em SP (Foto: Alan Morici / Terra)
Foto: Alan Morici/Terra

O governo do Acre voltou a enviar ônibus com imigrantes haitianos para São Paulo após quatro meses. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, não houve aviso sobre os envios e cerca de mil haitianos devem desembarcar na capital paulista nos próximos dias.

Ao todo, serão 22 viagens - duas por dia - para transportar 968 haitianos, de acordo com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Acre. A gestão Fernando Haddad (PT), em São Paulo, criticou tanto o governo federal como o governo do Acre, ambos comandados também pelo PT.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Ainda segundo o jornal, o transporte custou R$ 1 milhão e será financiado pelo Ministério da Justiça do governo Dilma Rousseff (PT). Para o governo do Acre, não há mais condições de abrigo para os imigrantes que chegam.

"Chegamos ao limite. A situação é delicada, passou do nosso nível de capacidade”, disse o secretário acriano Nilson Mourão. "Nosso papel é fazer os imigrantes chegarem ao destino final. Isso (ir para SP) é uma opção deles. Eles não vêm para ficar no Acre, mas para (ir a) outros centros", disse.

A Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da gestão Haddad, no entanto, disse ter sido "surpreendida" e que essa medida gera "grande desconforto".

Haitianos buscam oportunidades no Brasil:
Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade