PUBLICIDADE

Figueiredo toma posse amanhã como novo ministro das Relações Exteriores

27 ago 2013 - 17h44
(atualizado às 17h48)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Antonio Patriota (esq.) será substituído por Luiz Alberto Figueiredo Machado (dir.), representante do Brasil junto à ONU</p>
Antonio Patriota (esq.) será substituído por Luiz Alberto Figueiredo Machado (dir.), representante do Brasil junto à ONU
Foto: Terra

A Presidência da República confirmou a posse do novo ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, nesta quarta-feira, às 11h, no Salão Oeste. O diplomata assume em substituição a Antonio Patriota, que será o novo representante do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU) - posto que hoje é ocupado por Machado.

A substituição foi provocada pela crise no governo em decorrência da retirada do senador boliviano Roger Pinto Molina, que ficou 455 dias na Embaixada do Brasil em La Paz, capital da Bolívia. A saída do parlamentar foi organizada pelo diplomata Eduardo Saboia, encarregado de negócios (equivalente a embaixador interino) na Bolívia.

O novo ministro das Relações Exteriores é diplomata de carreira e foi o negociador-chefe da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, em junho do ano passado, no Rio de Janeiro. Na ocasião, ele se destacou pela habilidade e conquistou a confiança da presidente Dilma Rousseff pela disposição em negociar pacientemente com os que resistiam a acordos na Rio+20.

De personalidade introspectiva, Figueiredo Machado é contido nas palavras e é apontado como um estrategista. Acostumado a longas negociações, o novo chanceler não costuma demonstrar cansaço, nem impaciência. Ele e Dilma se conheceram na Conferência das Partes (COP), na Dinamarca, quando a presidente ainda estava na Casa Civil.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade