PUBLICIDADE

Encontro Itália-Rio debate transformações urbanas

Reunião contou com mensagem do prefeito de Milão

13 set 2021 - 13h59
Compartilhar
Exibir comentários

Na última semana, a Embaixada da Itália no Brasil e o Consulado-Geral da Itália no Rio de Janeiro realizaram o 2º Encontro Research to Business (R2B) Itália-Rio e discutiram, entre outros assuntos, as demandas para o desenvolvimento urbano sustentável e para as cidades inteligentes.

    As discussões tiveram a capital fluminense no centro das discussões.

    "Dessa forma, podemos contribuir para o desenvolvimento sustentável, econômico, social e ambiental, dessa cidade do Rio de Janeiro e das cidades fluminenses como um todo, bem como das cidades envolvidas na Itália", disse o cônsul-geral da Itália no Rio de Janeiro, Paolo Miraglia Del Giudice.

    O último dos dois dias de evento contou com a presença do prefeito de Milão, Giuseppe Sala, que lembrou o vínculo entre a cidade italiana e a capital do Rio de Janeiro.

    "Milão e Rio são cidades-laboratório de políticas de transformação urbana para a sustentabilidade, inclusão social e resiliência, onde atores públicos e privados trabalham juntos e se confrontam. [...] O desenvolvimento de projetos comuns constitui uma grande oportunidade para criar soluções inovadoras que nos permitam responder aos desafios urbanos e sociais do nosso tempo", destacou o italiano.

    No discurso de encerramento, Del Giudice destacou que espera que o legado do encontro seja "ajudar a fortalecer ainda mais a colaboração histórica" entre os dois países e que gere "condições para realizar concretamente novos e importantes projetos de cooperação".

    Já o adido científico da Embaixada da Itália no Brasil, Fábio Naro, também exaltou o fortalecimento do vínculo entre as duas nações e apresentou dados que destacam a cooperação internacional.

    Entre os números apresentados, há o de que o Brasil é o 5º maior parceiro acadêmico da Itália e que há mais de 190 projetos brasileiros apresentados após a última chamada do Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália para projetos de pesquisas conjuntas.

    "Juntos, esses dados indicam claramente que a Itália e as cidades italianas podem ser parceiras naturais dos municípios brasileiros na economia baseada no conhecimento, compartilhando experiência, oportunidades e, mais importante, pessoas inteligentes com alto nível de educação", ressaltou Naro.

    .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade