Vídeo de agressão por brigadianos causa indignação no RS
Caso mostra abordagem violenta de policiais militares a homem em oficina mecânica
No início da tarde desta terça-feira (09), dois vídeos viralizaram nas redes sociais de Cruz Alta, exibindo um homem chegando em uma caminhonete em uma oficina mecânica e sendo agredido por policiais militares da Brigada Militar em uma abordagem violenta.
Conforme as imagens, o incidente ocorreu por volta das 11h12 da manhã e mostra quatro policiais tentando imobilizar o homem. Na abordagem inicial, um dos policiais chega de maneira violenta, desferindo um golpe que derruba o homem ao chão, sendo imobilizado em seguida com a ajuda dos outros policiais.
Em sequência, o vídeo mostra o homem, já imobilizado, batendo desesperadamente no chão com as mãos, seguido por uma policial desferindo um chute nele. Durante a condução do homem, ocorre um momento em que ele e um dos policiais militares caem ao chão. Posteriormente, ele foi encaminhado para o registro de ocorrência na delegacia de polícia.
BRIGADA MILITAR DIVULGA NOTA OFICIAL
Referente a uma ocorrência atendida pela Brigada Militar na tarde desta terça-feira, 09 de abril de 2024, em Cruz Alta. A ocorrência teve início durante barreira de trânsito, na qual foi abordado um veículo automotor, sendo constatado junto ao sistema informatizado a irregularidade do veículo - licenciamento vencido. Foi informado ao condutor da possibilidade de quitar os débitos, para que seu veículo fosse liberado, do contrário seria recolhido ao depósito autorizado do Detran.
O condutor do veículo adentrou no seu veículo e fugiu da barreira, não acatando a ordem de parada dos policiais militares e colocando em risco a integridade física dos policiais militares. Em ato continuo as viaturas iniciaram o acompanhamento do veículo por diversas ruas da cidade, sendo obtido sucesso na abordagem veicular no interior de uma oficina de manutenção.
A Brigada Militar, através do 16º Batalhão de Polícia Militar, vem adotando todas as medidas para efetivar a devida apuração dos fatos, já tendo instaurado o Boletim de Ocorrência Militar, a fim de esclarecer os fatos pertinentes a atuação da Brigada Militar durante a abordagem policial.
REGISTRO NA DELEGACIA
Tanto a Guarnição da Brigada Militar, como o homem agredido e imobilizado, registraram boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil de Cruz Alta.
O Homem agredido é um empresário do ramo da mecânica, conhecido na comunidade, e as cenas foram gravadas no sistema de segurança da oficina.