Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Vereador é indiciado por desviar material de construção destinado a família carente em Canela

Parlamentar teria usado documentos falsos para se apropriar de kits avaliados em R$ 29 mil; materiais foram encontrados em sua propriedade

8 abr 2025 - 10h52
Compartilhar
Exibir comentários

A Polícia Civil de Canela, na Serra Gaúcha, indiciou o vereador João Alessandro Port Silveira (MDB) por desvio de materiais de construção que deveriam ter sido entregues a uma família em situação de vulnerabilidade. Os itens haviam sido destinados pela Secretaria de Assistência Social do município em outubro de 2024.

Foto: Polícia Civil/Divulgação / Porto Alegre 24 horas

Silveira atuava, na época, como secretário adjunto de Assistência Social e coordenador da Defesa Civil. Ele foi preso em flagrante no dia 25 de março deste ano e responde pelos crimes de peculato, falsidade ideológica e receptação. A Justiça converteu a prisão em preventiva. A defesa do vereador ainda não se manifestou.

Documentos falsificados e material desviado

De acordo com o delegado Vladimir Medeiros, responsável pela investigação, o parlamentar induziu a família beneficiária a assinar documentos, como se tivesse recebido os itens. Isso configura falsidade ideológica, já que os dados inseridos nos documentos públicos eram falsos.

O material desviado, composto por um "kit casa" (com alvenaria, madeira, cobertura, esquadrias, instalações elétricas e hidráulicas) e um "kit banheiro", totaliza um valor aproximado de R$ 29 mil.

A investigação localizou os materiais em uma propriedade rural do vereador, situada na localidade de Canastra Alta, zona rural do município.

Com o indiciamento formal, o caso será encaminhado ao Ministério Público, que poderá oferecer denúncia à Justiça. Se condenado, o vereador pode pegar penas que somam mais de 10 anos de prisão pelos crimes atribuídos.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade