Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

vc repórter: sucata é transformada em arte em regata de SC

20 abr 2012 - 19h52
(atualizado em 20/4/2012 às 09h14)
Compartilhar

Durante a etapa de Itajaí da tradicional Volvo Ocean Race, regata esportiva que percorre todo o mundo, um grande exemplo de sustentabilidade é mostrado na cidade catarinense. A Itajaí Stopover, liderada pelo sul-africano Glenn Suba, em parceria com a fundação "Keep the Oceans Clean" (Mantenha os Oceanos Limpos, em inglês), coleta lixos por todo o município e transforma essa sucata em arte.

"A Oceans Clean é um projeto que segue todas as etapas da Volvo, servindo para sensibilizar e mostrar a importância de reverter uma situação de perigo de cada cidade. Em todas as paradas da regata eles realizam um mutirão de limpeza de uma praia em específico, mas aqui foi diferente pois fizemos toda uma articulação envolvendo toda a região", afirmou Glenn.

Na cidade de Itajaí, o grande artista é João Parrinha, que está desenvolvendo uma das maiores esculturas já vistas na Volvo Ocean Race em parceria com a Skeleton Sea. A "Tainha Mutante" terá 2,5 m de comprimento e será feita com o lixo recuperado de Itajaí.

"Fizemos uma parceria com a Secretaria da Pesca e com o Sindicato de Indústria e Pesca, que deram apoio na questão cultural para passarmos o recado certo. A escultura mostrará a tainha saindo do seu habitat e levando uma importante mensagem de preservação de seu próprio habitat. Ele arrastará uma rede cheia de ícones de nosso consumo, como embalagens coloridas", explicou Glenn.

"Foi o maior mutirão de limpeza de todas as etapas da Volvo Race. Foi recolhida a maior quantidade de lixo de todas, mas que vai resultar na maior e mais ambiciosa escultura artística realizada", completou o sul-africano.

Além da "Tainha Mutante", outras esculturas são mostradas em Itajaí como o "Flip Flop Fish", um peixe feito com chinelos, e a "Tuna", um atum feito com as próprias latas do peixe, mostrando o perigo de extinção da espécie.

Além das etapas de regata do evento, a Volvo Ocean Race em Itajaí reúne shows e exposições na Vila da Regata até domingo, quando será dada a largada para a sexta etapa da competição, a caminho de Miami. De lá, eles cruzarão o Oceano Atlântico passando por Portugal e França, até a chegada, na Irlanda.

O internauta Fabrício Jachowicz, de Bombinhas (SC), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Peixe feito com chinelos, Flip Flop Fish exposto durante a Volvo Ocean Race em Itajaí, Santa Catarina
Peixe feito com chinelos, Flip Flop Fish exposto durante a Volvo Ocean Race em Itajaí, Santa Catarina
Foto: Fabrício Jachowicz / vc repórter
vc repórter
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra