Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

vc repórter: SC tem cerca de 5 mil desalojados por chuvas, diz Defesa Civil

22 set 2013 - 12h56
(atualizado às 14h54)
Compartilhar
Exibir comentários

Subiu para cerca de 5 mil o número de pessoas desalojadas e desabrigadas em razão das chuvas em Santa Catarina, informou neste domingo a Defesa Civil.

O volume de chuva nos últimos dois dias equivale ao valor esperado para todo o mês de setembro. As regiões mais atingidas foram as do Vale do Itajaí, Planalto Sul, Grande Florianópolis, Meio Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte. 

A situação mais crítica é em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, cerca de 1 mil pessoas já estavam desalojadas, e outras 472 foram encaminhadas para abrigos. No sábado, o nível do rio Itajaí do Sul era 8,46 metros acima do nível do mar. De acordo com Defesa Civil, as fortes chuvas também provocaram o transbordamento do rio Itajaí Mirim, em Brusque, e alguns afluentes em Ituporanga.

As cidades de Rancho Queimado, Rio do Campo, Monte Carlo, Coruá, Presidente Getúlio, Jaraguá do Sul, Ilhota, Alfredo Wagner, Canoinhas, Porto União, Itajaí e Taió registraram os maiores índices pluviométricos.

Em Blumenau, o rio Itajaí-Açu atingiu a marca de 8 metros na régua de medição localizada na altura da ponte Adolfo Konder, e a prefeitura está em estado de prontidão em razão do risco de enchentes. 

A situação também é complicada para os motoristas. A rodovia SC-350 foi interditada por causa da água na pista, e a BR-282, na serra catarinense, também foi bloqueada na tarde de sábado, no trecho entre Bom Retiro e Lages, na altura do quilômetro 1135.

A previsão para domingo é de muita chuva em todo o Estado. O volume acumulado de água deve chegar a 100 mm em algumas regiões. Por isso, a Defesa Civil alerta para os riscos de alagamentos, inundações e deslizamentos nas próximas horas. A situação só melhora na segunda-feira.

Os internautas Roberto Meira, de Brumado (BA), Jaime Batista da Silva, de Blumenau (SC) e Lucas Gorges, de Brusque (SC) participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade