vc repórter: SC tem cerca de 5 mil desalojados por chuvas, diz Defesa Civil
Subiu para cerca de 5 mil o número de pessoas desalojadas e desabrigadas em razão das chuvas em Santa Catarina, informou neste domingo a Defesa Civil.
O volume de chuva nos últimos dois dias equivale ao valor esperado para todo o mês de setembro. As regiões mais atingidas foram as do Vale do Itajaí, Planalto Sul, Grande Florianópolis, Meio Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte.
A situação mais crítica é em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, cerca de 1 mil pessoas já estavam desalojadas, e outras 472 foram encaminhadas para abrigos. No sábado, o nível do rio Itajaí do Sul era 8,46 metros acima do nível do mar. De acordo com Defesa Civil, as fortes chuvas também provocaram o transbordamento do rio Itajaí Mirim, em Brusque, e alguns afluentes em Ituporanga.
As cidades de Rancho Queimado, Rio do Campo, Monte Carlo, Coruá, Presidente Getúlio, Jaraguá do Sul, Ilhota, Alfredo Wagner, Canoinhas, Porto União, Itajaí e Taió registraram os maiores índices pluviométricos.
Em Blumenau, o rio Itajaí-Açu atingiu a marca de 8 metros na régua de medição localizada na altura da ponte Adolfo Konder, e a prefeitura está em estado de prontidão em razão do risco de enchentes.
A situação também é complicada para os motoristas. A rodovia SC-350 foi interditada por causa da água na pista, e a BR-282, na serra catarinense, também foi bloqueada na tarde de sábado, no trecho entre Bom Retiro e Lages, na altura do quilômetro 1135.
A previsão para domingo é de muita chuva em todo o Estado. O volume acumulado de água deve chegar a 100 mm em algumas regiões. Por isso, a Defesa Civil alerta para os riscos de alagamentos, inundações e deslizamentos nas próximas horas. A situação só melhora na segunda-feira.
Os internautas Roberto Meira, de Brumado (BA), Jaime Batista da Silva, de Blumenau (SC) e Lucas Gorges, de Brusque (SC) participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.