vc repórter: prefeitura e CET divergem sobre grafia de rua em SP
Segundo o dicionário de Tupi-Guarani, Turiassú (ou Turiaçu) vem de "turi" (fogueira) e "açu" (grande). Com o significado garantido, resta saber qual é a grafia correta da palavra. Tarefa não das mais fáceis. Nem a cidade de São Paulo sabe dizer.
No cruzamento da rua Turiassú com a Cardoso de Almeida, em Perdizes, motoristas e pedestres ficam sem entender a indicação da rua. Há uma placa na calçada que indica Turiassú, mas há outra ao lado do semáforo onde se lê Turiaçu.
A prefeitura alega que ambas as grafias não estão erradas e que "se convencionou" a usar com 'ss'. O Google Maps, por exemplo, utiliza a grafia adotada pela prefeitura. Já a placa ao lado do semáforo, com Turiaçu, é de responsabilidade da Companhia de Engenharia de Tráfego. Procurada pelo Terra, a CET não se posicionou até o momento da publicação.
O internauta André Prince do Amaral, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.