vc repórter: palacete histórico será restaurado em Limeira
O Palacete Levy, um dos pontos históricos da cidade de Limeira (SP), será restaurado pela Prefeitura Municipal. As obras terão um investimento de R$ 2 milhões e devem começar daqui a dois meses. A previsão é que em um ano o palacete esteja todo restaurado.
O prédio, localizado no centro de Limeira, foi fundado em 1881 e hoje é sede da Secretaria da Cultura da cidade. De acordo com a Secretaria, o Palacete Levy não passava por nenhum tipo de obra desde 1995.
Feito com material importado da Europa, como mármore de Carrara e adornos de madeira em seu forro, o proprietário do Palacete era o capitão Sebastião de Barros e Silva, neto do Barão de Campinas e proprietário de uma grande plantação de café.
O capitão morava na fazenda Itapema, em Limeira, mas o glamour da época era ter casa na cidade. Sebastião construiu o Palacete, dedicando-o a seu grande amor, dona Gertrudes, com quem foi casado. Mas, por conta disso, endividou-se e os herdeiros se viram obrigados a vender o imóvel para a família Levy. Por isso o Palacete recebeu este nome.
Os proprietários foram se sucedendo, tendo inclusive funcionado no local o hospital Santa Casa de Misericórdia de Limeira. A desapropriação aconteceu em 1990, quando passou a ser sede da Secretaria da Cultura.
O internauta Wagner Guidi, de Limeira(SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.