vc repórter: nuvem funil, que lembra tornado, é vista em SP
O céu de Itanhaém, no litoral sul de São Paulo, causou uma dúvida aos moradores da cidade na última segunda-feira, 21. Uma formação nas nuvens que lembrava um tornado pode ter assustado as pessoas que a viram. Porém, se trata de um fenômeno chamado nuvem funil, formado quando os ventos realizam um movimento circular completo.
"A nuvem funil não é rara, mas não acontece toda hora", explica Josélia Pegorim, meteorologista da agência Climatempo. "Imagine que a aproximadamente 6 mil metros acima do nível do mar os ventos circulem a 360°C no sentido horário, ao redor de uma região em que a pressão atmosférica esteja mais baixa que a média. Este movimento força a camada de ar mais baixa a se mexer, o que faz a nebulosidade girar e formar o funil", explica.
Apesar de não se tratar de um ciclone, ou um tornado, é algo próximo a isso. "Quando este funil toca a superfície do mar, chamamos de tromba d'água. O vento girando levanta a água. Mas, se tocasse o solo, chamaríamos de tornado", afirma Pegorim.
Outra imagem vista no céu de Itanhaém lembra um desenho em espiral. "É possível que tenha sido registrado o giro das nuvens, mais perto de suas bases, antes da formação do funil. É muito interessante e mais difícil da imagem ser capturada", contra a meteorologista.
O internauta Tiago Prado, de Itanhaém (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.