Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

vc repórter: nuvem funil, que lembra tornado, é vista em SP

23 mai 2012 - 08h40
Compartilhar

O céu de Itanhaém, no litoral sul de São Paulo, causou uma dúvida aos moradores da cidade na última segunda-feira, 21. Uma formação nas nuvens que lembrava um tornado pode ter assustado as pessoas que a viram. Porém, se trata de um fenômeno chamado nuvem funil, formado quando os ventos realizam um movimento circular completo.

Nuvem funil, que caso atinja o solo é chamada de tornado, é registrada no céu de Itanhaém
Nuvem funil, que caso atinja o solo é chamada de tornado, é registrada no céu de Itanhaém
Foto: Tiago Prado / vc repórter

"A nuvem funil não é rara, mas não acontece toda hora", explica Josélia Pegorim, meteorologista da agência Climatempo. "Imagine que a aproximadamente 6 mil metros acima do nível do mar os ventos circulem a 360°C no sentido horário, ao redor de uma região em que a pressão atmosférica esteja mais baixa que a média. Este movimento força a camada de ar mais baixa a se mexer, o que faz a nebulosidade girar e formar o funil", explica.

Apesar de não se tratar de um ciclone, ou um tornado, é algo próximo a isso. "Quando este funil toca a superfície do mar, chamamos de tromba d'água. O vento girando levanta a água. Mas, se tocasse o solo, chamaríamos de tornado", afirma Pegorim.

Outra imagem vista no céu de Itanhaém lembra um desenho em espiral. "É possível que tenha sido registrado o giro das nuvens, mais perto de suas bases, antes da formação do funil. É muito interessante e mais difícil da imagem ser capturada", contra a meteorologista.

O internauta Tiago Prado, de Itanhaém (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra