Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

vc repórter: isolado, Acre importa 2 t de produtos do Peru

25 mar 2014 - 12h32
Compartilhar
Exibir comentários
Caminhão na BR-364, única via de acesso terrestre do Acre ao restante do País, coberta pela cheia do rio Madeira.
Caminhão na BR-364, única via de acesso terrestre do Acre ao restante do País, coberta pela cheia do rio Madeira.
Foto: Defesa Civil do Acre / Divulgação

Em razão da cheia do rio Madeira, que isolou moradores  do restante do País por terra, o Acre já importou 2 toneladas de mercadorias do Peru, de acordo com estimativas do governo do Estado.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) anunciou na semana passada a autorização para que empresas acreanas realizassem o transporte de mercadorias do país vizinho, por 90 dias, em razão do estado de emergência em que se encontra a região.

Desde a semana passada, o tráfego na rodovia BR-364 está interrompido entre os quilômetros 862 e 868, em Rondônia, em razão da cheia do rio Madeira. A rodovia federal é a única via de acesso do Acre ao restante do País. A decisão foi tomada depois que o volume de água sobre a pista atingiu a altura de 1,4 m, comprometendo a segurança dos motoristas.

Entre os produtos importados estão cimento, vergalhões, farinha de trigo, hortifrutigranjeiros e oxigênio hospitalar. Este último produto, utilizado nas unidades de saúde, antes chegava ao Estado por meio da Força Aérea Brasileira (FAB).

De acordo com o governo do Estado, a expectativa é que o prazo de 90 dias se estenda, já que não há previsão para a reabertura da BR-364, que liga Rio Branco (AC) a Porto Velho (RO). 

“A cheia do Madeira deixou claro que o Acre precisa de alternativas de abastecimento, e a Interoceânica é uma dessas. Nossa luta agora será fazer com que essa resolução da ANTT não seja apenas por três meses, mas permanente”, afirma o secretário adjunto da , Secretaria de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), Fabio Vaz.

O leitor Neutel, do Rio Branco (AC), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade