PUBLICIDADE

vc repórter: incêndio em loja revela obra de arte em São Paulo

5 mai 2009 - 18h24
(atualizado às 18h36)
Compartilhar

Um incêndio ocorrido no dia 30/4 em uma loja de autopeças revelou obra que exalta a fase da industrialização e da agricultura do café na cidade de São Paulo (SP). A loja Lopan, localizada no número 136 da avenida Duque de Caxias, na região da Luz, foi destruída pelo fogo e a imagem, localizada na parede dos fundos do imóvel, ficou exposta ao público.

A parede dos fundos da loja ficou exposta ao público na av. Duque de Caxias, em São Paulo
A parede dos fundos da loja ficou exposta ao público na av. Duque de Caxias, em São Paulo
Foto: Walter Tabax / vc repórter

O portão do local foi trocado, mas ainda é possível ver as figuras, aparentemente um afresco, entre os escombros.

Apesar de muitos imóveis na região serem tombados como patrimônio histórico em instância municipal pelo Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo), de acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Cultura municipal, o imóvel não consta desta lista. O Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) também não tem o endereço registrado em instância estadual.

O gerente da loja, Marcos Araújo Soares, não sabe dizer qual a origem da obra e quanto tempo ainda será necessário para a reconstrução do local. Segundo ele, uma pessoa se ofereceu para restaurar a obra. Os proprietários da empresa não foram localizados.

O internauta Walter Tabax, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade