vc repórter: festival da cachaça comemora 30 anos em Paraty
Entre os dias 16 e 19 de agosto, a cidade de Paraty, localizada a 254 km do Rio de Janeiro, comemora três décadas do Festival da Cachaça, Cultura e Sabores, tradicional no município. De acordo com a prefeitura, seis alambiques participam do evento neste ano: Coqueiro, Corismo, Paratiana, Pedra Branca, Engenho D´Ouro e Maré Cheia.
Com 30 anos de existência, o festival se consolidou como um dos mais importantes eventos turísticos de Paraty. Ele é atração dos apreciadores da bebida e recebe todos os anos turistas do mundo inteiro.
Criado para promover a bebida paratiense, além de impulsionar o surgimento de novos alambiques e destilarias, permite não apenas a degustação e a venda da aguardente, mas também o consumo de seus produtos culinários típicos e, ainda, a apreciação e a vivência da cultura local.
Por conta da cachaça, Paraty recebeu a indicação de procedência pelo Ministério da Agricultura e ganhou o Selo de Qualidade, em 2007.
O festival
A Associação dos Produtores e Amigos da Cachaça de Paraty (Apacap), unida ao Governo Municipal, realiza o evento de maior visibilidade do calendário turístico. Segundo a Secretária de Turismo de cidade, o festival é considerado um dos maiores eventos brasileiros na divulgação da cachaça, hoje reconhecida oficialmente como "a bebida do Brasil".
O internauta Jader Figueiredo, de Paraty (RJ), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.