vc repórter: faixa de poluição é vista ao amanhecer em São Paulo
Uma extensa faixa de poluição pôde ser vista no início da manhã desta quarta-feira na região central de São Paulo. O predomínio do sol e do ar seco nos últimos dias tem prejudicado a umidade relativa do ar na capital. Na tarde de ontem, o índice chegou a 39% no Campo de Marte, zona norte da cidade. A temperatura máxima ficou na casa dos 27°C.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a umidade do ar deve entrar em declínio novamente e pode oscilar próximo dos 30% durante esta tarde. O estado de atenção é decretado quando a umidade do ar fica entre 21% e 30%. Já o estado de alerta ocorre quando a umidade fica entre 12% e 20%.
Ainda segundo o CGE, a combinação atmosférica de sol e ar seco dificulta a dispersão dos poluentes e compromete a qualidade do ar em toda a região metropolitana. Os termômetros podem chegar aos 29°C e não há previsão de chuva.
A chegada de uma frente fria irá aumentar a nebulosidade e deve trazer um pouco de chuva a São Paulo na quinta-feira. “A passagem de uma frente fria trará chuva e virá acompanhada de ventos que irão ajudar a dispersar a poluição e melhorar a condição do ar”, afirma a Josélia Pegorim, meteorologista da agência Climatempo.
A previsão para amanhã na capital paulista é de sol com muitas nuvens, períodos de nublado e chuva a qualquer hora do dia. Os termômetros devem oscilar entre 17°C e 26°C.
O internauta Claudio Zalli, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.