vc repórter: estiagem seca manancial em Rio Novo, MG
Devido à falta de chuva, o nível de água no córrego do Calixto, manancial que abastece a cidade de Rio Novo, na Zona da Mata mineira, está caindo a cada dia. A captação de água é feita na nascente que dá origem à cachoeira local, que também vem sofrendo com a seca.
Segundo o morador Jorge Lima, o ponto “está totalmente seco e o abastecimento de água comprometido”, e diariamente o fornecimento é interrompido.
Procurada pelo Terra, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) confirmou a falha no abastecimento de alguns bairros do munícipio e informou, em nota, que “manobras operacionais são feitas em diversas regiões da cidade e as intermitências em cada bairro duram o mínimo possível, para amenizar os transtornos à população".
A companhia explica que a colaboração dos moradores em atitudes simples, como não lavar calçadas e carros com mangueiras, desligar a torneira enquanto escova os dentes, tomar banhos rápidos - suficientes para a higiene corporal - e aguar plantas com regador, são fundamentais para enfrentar o período de estiagem.
O leitor Jorge Lima, de Rio Novo (MG), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.