vc repórter: em campanha, Comlurb deixa lixo de propósito em via no Rio
Quem passou pela avenida Rio Branco, no centro do Rio de Janeiro, na manhã desta sexta-feira, se surpreendeu com a quantidade de lixo amontoado na via. Mais surpreso ainda ficou ao descobrir que todo aquele material, cerca de 250 quilos, foi descartado apenas entre as 18h de quinta-feira e as 10h de sexta. O lixo foi deixado na via propositalmente pela Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), em campanha de conscientização.
“O objetivo é fazer com que a população visualize quanto lixo é descartado de maneira incorreta nas ruas, mostrando o que aconteceria se os garis não limpassem as vias com a mesma intensidade com que rotineiramente trabalham”, explica a Comlurb sobre a ação, realizada também na praia de Ipanema, onde foi inaugurada na última quinta-feira.
A campanha tem a participação de agentes e guardas municipais orientando a população e pretende ser apenas um dos atos de combate a um problema que é latente na cidade. Ela antecede o programa “Lixo Zero”, que prevê a aplicação de multas de R$ 157 até R$ 3 mil para quem sujar a cidade, a ser iniciado no próximo dia 20 de agosto.
Um efetivo de mais de 600 profissionais, composto por agentes de fiscalização da Comlurb, guardas municipais e policiais militares já foram treinados para atuar em conjunto e multar quem for flagrado sujando as ruas.
“A iniciativa tem como objetivo tornar a Lei de Limpeza Urbana 3273/2001 efetiva, além de conscientizar a população da importância de não jogar lixo nas ruas, praias, praças e demais áreas públicas, melhorando a qualidade da limpeza do Rio”, afirma a Comlurb. Para se ter uma idéia, a prefeitura do Rio abordou, só no mês de julho, 7611 pessoas flagradas jogando lixo no chão.
A operação de fiscalização começará “em ondas” a partir do centro, com 192 profissionais, divididos em 58 grupos. Em seguida, serão mobilizados 178 fiscais, em 52 grupos, para atuar nos bairros de Ipanema, Leblon e Lagoa. Posteriormente, 126 em Copacabana, num total de 38 grupos. Na zona sul, Botafogo, Catete e Glória receberão 74 agentes, divididos em 22 grupos. As praias da região receberão atenção especial, com 33 profissionais em 11 grupos destacados para fiscalizar banhistas e demais frequentadores.
Numa segunda etapa, ainda sem data para ser iniciada, a “Lixo Zero” será implementada na Tijuca, no Meier, em Madureira e em Campo Grande.
Os fiscais trabalharão em dois turnos, o primeiro das 7h às 15h20, e o segundo, das 14h às 22h20, de domingo a domingo, contando com o apoio de seis viaturas cada uma com um oficial da PM. Os policiais militares que atuarão fazem parte do Proeis, Programa Estadual de Integração na Segurança.
O internauta José Carlos Pereira de Carvalho, do Rio de Janeiro (RJ), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.