vc repórter: chuvas no MA afetam 8,5 mil pessoas em Codó
A cidade de Codó (MA), que fica a 290 Km da capital, São Luis, vem sendo bastante catigada com as fortes chuvas que caem no Estado. De acordo com o Corpo de Bombeiros do Município e a Defesa Civil, mais de 3 mil pessoas estão desabrigadas e cerca de 8,5 mil sofrem com os estragos causados pelas chuvas.
Além dos moradores que tiveram suas casas afetadas, crianças deixaram de assistir às aulas, e muitos agricultores e comerciantes tiveram sua atividade prejudicada.
O município de cerca de 115 mil habitantes sofre os danos causados pelas cheias dos rios Itapecuru, Saco e Codozinho. Durante o fim de semana, o rio Itapecuru atingiu 7 m acima do nível normal. Ruas no centro da cidade desapareceram por causa das inundações.
A ponte do Rio Codozinho caiu e o nível da água subiu, afetando a rede elétrica. No domingo, parte da cidade ficou por mais de dez horas sem água potável e sem energia.
Aqueles que conseguiram salvar os móveis da enchente tiveram os pertences transportados para um local seguro. Os abrigos já se tornaram insuficientes e algumas escolas da cidade foram adaptadas para receber a população.
A prefeitura estima que será necessário R$ 1,6 milhão de reais para reparar apenas os danos de moradia. A Comissão de Defesa Civil (CONDEC) está arrecadando donativos de cidades vizinhas e da capital para ajudar os habitantes da cidade.
O internauta Jeferson Abreu, de Codó (MA), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.