vc repórter: cheia do rio Acre desabriga 330 famílias em Rio Branco
Em medição feita às 12h (horário local) deste domingo, o nível do rio Acre estava em 15,72 metros, quase dois metros acima da cota de transbordamento - de 14 metros. Há 38 dias, a cheia já desabrigou centenas de famílias no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, na capital acriana. Atualmente, 330 ocupam o local.
De acordo com a prefeitura de Rio Branco, às 12h de sábado o nível do rio Acre chegou aos 15,23 metros, a maior marca registrada neste ano. Desde então, as águas só continuaram a subir. Bairros na parte baixa da cidade, como Seis de Agosto, Taquari e Baixada Habitasa, voltaram a ser afetados.
Famílias ainda chegam ao parque de Exposições nesta tarde. Segunda a prefeitura, mais 100 boxes devem ser construídos no local.
Segundo o governo do Acre, o volume das águas nos municípios que estão no curso do rio apresenta sinal de vazante. Em Brasiléia a medição está com 9,18 metros. O nível do rio se manteve estável na cidade de Xapuri e está com 13,95 metros. Já em Assis Brasil o manancial baixou para 5,10 metros.
O nível do rio Acre é monitorado pela Defesa Civil de Rio Branco a cada três horas. Em 2013, as águas atingiram a máxima de 15,33 metros.
Os leitores Walcimar Junior e Quésia Mello, de Rio Branco (AC), participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.