Vazão das Cataratas do Iguaçu sobe, mas nível segue normal
As chuvas que caem sobre o Estado do Paraná voltaram a elevar os níveis das Cataratas do Iguaçu nesta quinta-feira, sem no entanto apresentar condições anormais de acúmulo hídrico. Na manhã de hoje, a vazão chegou a ultrapassar os 10 milhões de litros de água por segundo, mas no início da tarde o nível já havia baixado para a casa dos 9 milhões de litros por segundo.
A vazão considerada cotidiana do Parque varia entre 1 milhão e 2 milhões de litros por segundo, mas a registrada nesta quinta ainda é considerada normal. No início do mês, quando as fortes e constantes chuvas se abateram contra o Estado, a vazão chegou a 46 milhões de litros por segundo. A partir da cada dos 30 milhões de litros por segundo, passarelas de passeio são fechadas.
Nesta quinta, feriado de Corpus Christi, o Parque das Cataratas do Iguaçu está aberto e o movimento de turistas e visitantes era considerado normal.
O mau tempo afetou mais de 150 municípios e 400 mil pessoas no sul do Paraná. Dezenas decretaram situação de emergência e um (União da Vitória) chegou a impor toque de recolher noturno para garantir a segurança da população. Treze pessoas morreram.