Tornado atinge cidade no norte do Paraná e causa estragos; veja vídeo
Fortes chuvas que atingem o Estado afetam abastecimento de água e energia em diversas regiões
O município de São José da Boa Vista (PR) foi atingido por um tornado no sábado, 28, segundo informado pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). O fenômeno foi observado durante a tarde, entre 14h e 15h, e causou estragos na cidade.
De acordo com o Simepar, desde o início do mês, tempestades significativas foram registradas no Estado, incluindo um tornado que atingiu a cidade de Cascavel, e tempestades severas classificadas como microexplosões em Maringá e Lunardelli, no dia 7 de outubro.
No dia 11 de outubro, Rio Bonito do Iguaçu foi afetada, quando outra tempestade com características de microexplosão causou danos significativos na cidade.
O Terra solicitou informações à Prefeitura de São José da Boa Vista sobre os estragos causados pelo tornado e aguarda retorno.
À CBN Curitiba, a Defesa Civil do município informou que as ocorrências ficaram concentradas na área rural e que foi feita a distribuição de lonas para as famílias. O órgão também acrescentou que segue acompanhando o caso para atender e dar suporte aos moradores que precisam de ajuda.
Chuvas afetam abastecimento de água e energia
Devido às fortes chuvas que ocorrem desde sexta-feira, 27, no Paraná, áreas alagadas ainda limitam o acesso a algumas regiões. De acordo com a última atualização da Companhia Paranaense de Energia (Copel), no início desta manhã, 15,3 mil unidades consumidoras estavam sem energia no Estado. Cerca de mil profissionais atuam simultaneamente para solucionar o problema.
As fortes chuvas também afetaram o abastecimento de água em várias cidades paranaenses, incluindo as microrregiões de Francisco Beltrão, Campo Mourão e Guarapuava. De acordo com o governo estadual, além de inundações e alagamentos, a queda de energia e danos aos equipamentos de bombeamento prejudicaram o fornecimento de água. As equipes estão trabalhando para restaurar os sistemas de abastecimento de água o mais rápido possível.
O fenômeno também trouxe um impacto considerável nas lavouras do Sul do estado. A produção de cereais de inverno, como trigo e cevada, sofreu reduções significativas na produtividade, refletindo em preços afetados. Na região Norte do estado, onde a maioria das colheitas já foi concluída, as perdas foram menores.
Além disso, durante o fim de semana, o Instituto Água e Terra (IAT) decidiu fechar os parques estaduais Serra da Baitaca, Pico Paraná e Pico Marumbi. A medida foi preventiva e atendeu um pedido da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil em razão das condições climáticas na região.
-rh7sewam54yp.jpg)